domingo, 23 de julho de 2017

Os Altares de Jacó, Gn. 28:10-22



Como é importante um altar na vida de alguém. No VT eles foram levantados como fruto de uma experiência com Deus – Gn 12,7; 26,25; 33,20; 35,7; Ex 17,15; 24,2 – Tratava-se de lugar onde o homem se aproximava de Deus, mediante sacrifício e oração. Lugar aonde Deus vinha encontrar as necessidades humanas. O altar falava de comunicação entre Deus e o homem; igualmente, no altar o homem trazia suas ofertas e sacríficos ao Senhor.
Resultado de imagem para Os Altares de JacóJá no NT o altar é como uma consagração profunda e integral de nossas vidas a Deus – Rm 12,1-2. Fala de rendição, de compromisso profundo, de integração com a vontade de Deus e o sacrifício de Jesus – Hb 13,10; Ap 8,3.

C.M. Jacó levantou vários altares veremos quatros altares levantando por este homem cheio de Deus que muito tem a nos ensinar com seus erros e com seus muitos acertos.

1-Jacó levantou o primeiro altar de sua vida – Gn 28,18-22 – e chamou-o Betel – casa de Deus: Seu primeiro altar foi num momento de medo e fuga.
Jacó fugia de seu irmão Esaú que queria mata-lo, até este momento Jacó não tinha uma experiência pessoal com Deus.
Sua vida com Deus era apenas na carona do seu Pai Isaque, mas ali ele começa as suas próprias experiências pessoais com Deus.
Jacó, como muitos, não tinha um conhecimento pessoal de Deus. Ele queria ser abençoado, mas ainda não conhecia o Deus abençoador de uma formal pessoal.
Neste altar Jacó declara total dependência de Deus, fica muito claro para ele que sua segurança, provisão, e prosperidade seria uma intervenção de Deus.
Então ele diante daquele altar declara que Deus seria seu Deus, e de tudo que Deus lhe desse ele certamente lhe daria o dizimo.
Um voto diante do altar fala muito alto da dimensão espiritual.

2-Seu segundo Altar foi quando se reconcilia com seu irmão: O segundo altar foi denominado “Deus” - "Levantou aí um altar, ao qual chamou El-Deus de Israel".
Quando Jacó saiu da casa de seu pai a mais de vinte anos atrás seu irmão o procurou por muitos lugares com o intuito de mata-lo, por que Jacó o tinha enganado.
Quando volta agora pra sua terra se encontraria com seu irmão e seu coração tremeu.
Seu coração estava ansioso, com medo, Jacó não sabia o que fazer para acalmar a fúria de seu irmão.
Tentou compra-lo com presentes, mas descobriu mais tarde que tem coisas que só Deus pode fazer.
Jacó começo a orar ao Senhor. Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: 'Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar';
 não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. Pois tu prometeste: 'Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus des­cendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar” Gn. 32:9.
Então veio o milagre, seu encontro com seu irmão não poderia ter sido melhor, choro, abraço forte e aliança entre ambos.
Então ao levantar o seu segundo altar Jacó declara Deus é o Deus de Israel, ele reconhece que foi um milagre de Deus. Reconhece que foi o Senhor que interviu naquela situação da qual ele não tinha por suas próprias forças resolver.

3-O terceiro Altar foi no mesmo Lugar onde o primeiro tinha sido erigido: Jacó subiu a Betel e levantou ali um altar “EL-BETEL” – o Deus da casa de Deus - "Levantou aí um altar e deu a esse lugar o nome de El-Betel, porque foi aí que Deus lhe aparecera, quando fugia diante de seu irmão". (Gn 35,7).
O detalhe importante é que no versículo mostra que foi Deus que mandou Jacó subir até Betel e erigir outro altar.
Jacó neste momento de sua vida estava passando por dias difíceis, principalmente na família por conta das atitudes de alguns de seus filhos.
Neste terceiro Altar acontece uma renovação na vida de Jacó.
Deus o manda levantar este Altar para que se lembrasse de que a mais de quarenta anos atrás ele fez um voto ali.
Neste voto ele pediu a provisão, proteção de Deus. Quando ele o fez não tinha nada, apenas uma pequena mala com umas poucas roupas.
Mas agora Jacó era rico, possuía muito porque Deus o abençoou e prosperou sua vida por causa de voto de ser dizimista.
Deus o traz ali para lembra-lo que tudo o que tinha Deus o tinha dado. Gn. 31: 7  Vosso pai me enganou e mudou dez vezes o meu salário, mas Deus não lhe permitiu que me fizesse outro mal.
Não podemos esquecer-nos de onde viemos, o que Deus fez e tem feito por nós.
Após este altar Deus fala com Jacó e reafirma seu proposito em sua vida e o abençoa, renova suas forças e sua esperança quanto as suas promessas. Gn. 35: 10-15.
Jacó em todos os momentos foi guardado, protegido e prosperou porque o Senhor o abençoava.
Foi assim até sua morte, mesmo quando a terra passou pelos sete anos de fome e terrível miséria.

4-O quarto Altar foi em Berseba: Este nome significa "poço do juramento”. Ali seu pai Isaque tinha feito uma aliança importante com o Rei Abimeleque.
Neste altar Jacó fez muitos sacrifícios a Deus e pediu orientação, pois estava diante de uma situação muito difícil.
Deveria subir para o Egito terra diferente, costumes estranhos, mas onde tinha alimento em abundancia.
Ou deveria ficar em Israel e ver seu gado ser dizimado pela fome e escassez?
Então Deus falou e direcionou seu servo, vida no altar é vida direcionada por Deus. E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos. Gênesis 46:2-4.

C. Os altares levantados por Jacó fizeram a diferença em sua vida com Deus.
Terminou sua vida cheio de dias felizes e foi um homem realizado.
Pode ver sua família unida e servindo a Deus.
Isto não foi uma obra do acaso, mas uma providencia divina através de uma vida no altar.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...