domingo, 6 de novembro de 2016

A Luz que resplandece para a Salvação, Mt. 4:12-17



Int.  Naftali (que significa “Minhas Lutas”), mas a promessa era que, com a presença de Jesus o povo não andaria mais em trevas pois a luz resplandeceria sobres eles.
Segundo filho que Bila, serva de Raquel, deu à luz a Jacó em Padã-Arã. (Gên 35:25, 26; Êx 1:1, 4; 1Cr 2:1, 2) Visto que Bila substituíra sua ama Raquel, Naftali, assim como seu irmão germano mais velho, Dã, era considerado pela estéril Raquel como seu próprio filho. Embora sua irmã Léia já tivesse então quatro filhos (Gên 29:32-35), Raquel ficou jubilante com o êxito de obter um segundo filho por meio da sua serva, e exclamou: “Com lutas árduas lutei com a minha irmã. Saí também vencedora!” O nome dado a este filho, Naftali (que significa “Minhas Lutas”), expressou apropriadamente os sentimentos de Raquel por ocasião do nascimento dele. — Gên 30:2-8.
*Tuas lutas pode ser grande, além das tuas forças e capacidade de vencê-las; mas como disse Raquel: Com lutas árduas lutei com a minha irmã. Saí também vencedora, Você também sairá vencedor por sobre tí vem surgindo uma luz. Is.60:1-2 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
Zebulom : “Deus me concedeu” Uns dos filhos de Lia
Deus já havia dado, mas com o passar do tempo tudo foi perdido porque o povo se afastou de Deus. Mas com a presença de Jesus eles tem novamente a possibilidade de salvação e de vitória. Por meio de Jesus a vitória que precisamos nos é concedida, portanto nos é chegada a hora de tomar posse. De viver como filhos da luz, andando na luz.

Resultado de imagem para jesus é a luz do mundoC.M. Primeira consideração: O início do ministério terreno de Jesus foi na Galiléia; local onde pregou arrependimento porque o Reino de Deus está próximo.
Galiléia era uma região desprezada pelos outros judeus que viviam no sul porque tinha uma população mista, em sua maioria gentílica, com poucos judeus, por isso o termo Galiléia dos gentios. O termo "dos  gentios" em grego é "Ethnos"; dá idéia de povos não judeus, pagãos, desconhecedores de Deus. Ali Jesus cumpriu a profecia de Isaías 9.

Segunda consideração: No original em hebraico que foi escrito o Antigo Testamento, a palavra "escuridão" é "muaph", dá idéia de penumbra, tristeza, melancolia negra. Essa penumbra é o descaso ou ignorância sobre Deus; mas ali brilhou a Luz de Cristo.

Isto aconteceu como consequência das atitudes destes que se recusaram a continuar a servir Deus.
Infelizmente, essas duas tribos estavam entre as dez que renunciaram à fé em Deus e se voltaram para as coisas do mundo. Muitos profetas do Antigo Testamento protestaram contra o pecado, o mundanismo e a maldade dessas tribos do norte que, por fim, foram derrotadas pelos assírios, os quais as espalharam por todo o mundo conhecido na época. Por sua vez, os gentios se estabeleceram em Israel, e a Galileia passou a ser um local confuso e obscuro, com população mista.

Mas algo novo aconteceu nesta região obscura.

1- O povo viu uma grande Luz: Jesus como luz do mundo estava chegando e oferecendo uma oportunidade de salvação para este povo.
Para acabar com sua tristeza, sofrimento e melancolia por falta da presença de deus em suas vidas.

2-Aos que viviam na sombra da morte resplandeceu lhes a luz: Quando a luz chega as trevas se dissipam, o domínio do inimigo é quebrado, vidas são libertas e restauradas.
Casamentos são transformados, vidas são curadas, salvas e libertadas pelo poder de Deus.

3- A salvação se tornou uma realidade: Jesus passou a pregar o arrependimento para cancelamentos dos pecados e como consequência a salvação.
Este foi o principal motivo da morte de Jesus, a nossa salvação.
Foi a primeira mensagem que ele pregou, arrependimento e salvação.
Jesus deu a oportunidade par um povo que vivia na escuridão viver e andar agora na sua luz.
Quando andamos na sua luz sabemos para onde estamos indo.

C. Hoje temos a oportunidade de viver com salvos, de viver na luz de Cristo porque uma oportunidade esta nos sendo dada e não podemos adiar ou deixar passar, é hoje que ele nos chama para luz, para a salvação.
Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. Isaías 60:1,2.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...