domingo, 11 de dezembro de 2016

Josias um Vencedor de Excelência 2Cr. 34



Int. Hoje vamos falar de um rei que assumiu o trono com apenas oito anos de idade.
Resultado de imagem para rei josiasJosias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos.
Como uma criança de apenas oito anos poderia comandar uma cidade?
Talvez o salmo oito explique um pouco este acontecimento. Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. Salmos 8:2.

1º – JOSIAS BUSCAVA A DEUS
Por buscar a Deus, Josias o conhecia. No 8º ano de seu reinado, isto é, quando ele tinha ainda 16 anos, a bíblia nos diz que ele começou a buscar a Deus. Queria te encorajar nesta hora, porque não importa sua idade, se você se acha pequeno  ou incapaz ou até mesmo imaturo, você precisa descobrir o que a Palavra de Deus diz a seu respeito e ela nos diz que o Senhor te fez rei e sacerdote. Rei para liderar, como Josias fez com o povo de Israel e sacerdote para adorá-lo, buscar a Deus, como Josias também fez.
Como resultado desta busca por Deus, Josias tomou atitudes, que acabaram com a idolatria em Israel.

2º – JOSIAS PURIFICA A TERRA DE ISRAEL
Tudo o que contrario a vontade de Deus em sua terra Josias foi contra, destruiu, portanto purificou e santificou aquele povo.
Idolatria é tudo aquilo que você colocar em primeiro lugar na sua vida antes de Deus. Hoje o Senhor te convida a buscá-lo a fim de que você tome um posicionamento ao Seu lado, lançando para fora, destruindo tudo aquilo que te faz pecar contra Deus. Você já pensou em acabar com a idolatria na sua casa? No seu bairro? Cidade? Nação? Não estamos falando de coisas pequenas, Deus te chamou para conquistar territórios. É claro que você começa com pouco, mas se for fiel neste pouco, sobre o muito o Senhor te colocará! Você já pensou em acabar com a idolatria na sua vida? Com apenas 20 anos de idade, ainda jovem, Josias destrói, derruba e reduz a pó, todas as imagens de escultura e altares em Israel (vs 3, 4 e 7). Ainda jovens, fomos chamados para sermos agentes transformadores desta geração. Devemos orar e tomarmos posição para purificarmos nossa vida, nossa casa, nossa cidade, nossa nação. Por onde passarmos deve haver mudança, porque somos reis e sacerdotes, líderes e adoradores.

3º – JOSIAS REPARA O TEMPLO

Após haver purificado a terra, com 26 anos, Josias manda consertarem e repararem a casa do Senhor (v.8).
Josias se preocupou coma casa de Deus, sua manutenção e sustento, intendeu que era sua responsabilidade como filho de Deus cuidar da casa de seu pai.
 A bíblia nos diz em 1 Pe 2.5 “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual”. Nós somos a casa do Senhor hoje. O que temos em nossa vida que precisa ser reparado por Deus? Hoje Deus quer te fazer de novo, mudar sua vida e seu interior, mudar seu coração.
Josias tomou a atitude de reparar o templo, você hoje quer tomar esta atitude? Permita-se ser tocada por Deus no dia de hoje!

4º – JOSIAS SE DISPÕE A OBEDECER A PALAVRA DE DEUS
Quando Josias se dispõe a reparar o templo, um dos homens que estava trabalhando achou o livro da Lei (v.15).
Resultado de imagem para rei josiasE Safâ leu o livro para Josias (v.18). Ao ouvir as palavras daquele livro, Josias rasgou suas vestes e veio sobre ele temor de Deus, arrependimento, quebrantamento. Ao ouvir as palavras deste livro, como nos comportamos? Ah, isto não é para mim? Ou… Não preciso disto? Ou até mesmo sabemos que estamos erradas, mas preferimos continuar no pecado a abandonar nossos brinquedos pecaminosos de idolatria. O povo de Israel pecava com sua idolatria a outros deuses, eles desobedeceram ao que estava escrito na Palavra de Deus. Não ficamos muito longe deles quando desobedecemos a Deus e ao que está escrito na bíblia.

Josias teve uma atitude de quebrantamento, humilhação, arrependimento (v.27-28). Será que como ele, reconhecemos nossos erros diante do Senhor, nos humilhamos, ou o máximo que chegamos é um simples pedido de perdão que demonstra mais um remorso do que um arrependimento verdadeiro? Lembre-se Deus está perto de quem tem um coração quebrantado!
Por causa da humilhação de Josias Deus lhe fez uma promessa (v.28).

5-JOSIAS TEVE CORAÇÃO GRATO PARA OFERTAR NA CASA DE DEUS
Ora, Josias deu aos filhos do povo, a todos que ali estavam, cordeiros e cabritos do rebanho em número de trinta mil, todos para os sacrifícios da páscoa, e três mil novilhos; isto era da fazenda do rei. Também os seus príncipes fizeram ofertas voluntárias ao povo, aos sacerdotes e aos levitas; Hilquias, Zacarias e Jeiel, chefes da casa de Deus, deram aos sacerdotes, para os sacrifícios da páscoa, dois mil e seiscentos cordeiros e cabritos e trezentos novilhos.
2 Crônicas 35:7,8.
Coração grato pelas maravilhas que Deus estava fazendo no meio do seu povo levou Josias a ofertar com alegria para a casa de Deus.
O sentimento que nos leva dizimar ou ofertar na casa de Deus deve ser a gratidão por tudo o que tem nos feito e ainda vai fazer.
6º – JOSIAS PREGOU PARA TODOS A PALAVRA DE DEUS
Josias leu todas as palavras do livro da aliança (v.30) a todo o povo. Ele ministrou a palavra do Senhor a todo o povo. Você tem noção disso? Já pensou em reunir toda a cidade abrir a bíblia e ler todas as palavras para estas pessoas? Foi exatamente isso que Josias fez. E fez ainda mais: além de ter lido ele fez uma aliança perante o Senhor, para que todo o povo seguisse a Deus e guardasse seus mandamentos de todo o coração, com toda a alma, cumprindo as palavras que estavam escritas no livro. Deus quer nos usar no meio desta geração, assim como usou Josias naquele tempo. Para que ensinemos a Sua Palavra e levemos jovens a terem uma aliança com o Senhor como nós temos. Ele quer que assim como Josias, tenhamos coragem, ousadia, para acabar com a idolatria e o pecado desta geração. Que sejamos jovens sem medo de se expor por amor a Cristo, Ele quer que sejamos conhecidos como a geração segundo o coração de Deus que faz o que é reto aos olhos do Senhor sem se desviar nem para direita nem para esquerda.
C. Josias marcou sua geração, diz a bíblia que ninguém celebrou a páscoa de uma forma tão magnifica quanto ele.
Foi um conquistador porque durante sua vida tomou atitudes corretas diante Deus.

Ele buscou a Deus, purificou o seu povo, se preocupou com a casa de Deus, se dispôs a obedecer a palavra de Deus, ofertou com gratidão na casa de Deus e pregou para todos em sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...