quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Prosperando em tempo de crise (parte 4). Gn. 26


Resultado de imagem para deserto floresceu 
Int. Como temos visto Deus abençoou de uma forma grande e especial a vida de Isaque.
Mas talvez o maior desafio para nós seja manter-se na benção depois de conquista-la.
Muitas pessoas têm falhado neste quesito, depois da benção conquistada Deus e principalmente sua obra passam a ficar em segundo plano.
As pessoas ficam tão preocupadas com a benção que deixam de preocupar com sua vida com Deus que mais importante. Por isto Jesus disse: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

C.M. Isaque foi maduro o suficiente para manter Deus e sua obra em primeiro lugar. Podemos perceber em sua vida ações que demostram que realmente isto era verdade.
(Gênesis 26.25):
1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar”
-O Altar é o lugar onde Deus escolhe para que seus filhos O adorem. O Altar é feito de pedras brutas para que a fonte da adoração comece em Deus e termine em Deus. Ele serve também para apresentar o nosso sacrifício a Deus. Sacrifício é uma oferta a uma divindade – neste caso ao nosso Deus.
-O Altar é um lugar elevado e havia dois tipos deles: um de terra e outro de pedra. Êxodo 20:22-25).
Isto significa que Isaque continuou durante sua vida sacrificando no altar, continuou uma vida de oração e adoração a Deus.
Este é um dos segredos de se manter na benção, reconhecer que Deus é a nossa fonte de provisão, que só estamos aonde estamos porque ele nos sustem.
-O Altar de pedras deveria ser bruta significando que Deus não se agrada da ciência ou a sabedoria humana – elas não tem validade para Ele. Todo culto deve começar nEle e terminar nEle.

2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR”
Uma Igreja que ora é uma Igreja que vence, isto vale para nossa vida também.
Quando oramos vencemos porque Deus ouve nossas orações. "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." Isaias 59:1-2.
Os grandes homens e mulheres de Deus tinham seus momentos de oração a sós com Deus.
Até o próprio Jesus não abria mão da oração. Marcos 1:35 De madrugada, em meio a escuridão, Jesus levantou-se, saiu da casa e retirou-se para um lugar deserto, onde ficou orando. 36Simão e seus amigos saíram para procurá-lo. …

3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda” não colocou a família em segundo plano.
Cuidar da família para que ande nos caminhos do Senhor continua sendo sábio, não podemos ignorar isto. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmos 127:1-5

4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço” Continuar crescendo na presença de Deus, buscando novas oportunidades.
Ficar parado não é uma boa escolha, precisamos continuar crescendo a cada dia em conhecimento, produzindo mais na obra de Deus.
Enquanto teve forças física Isaque trabalho, cavou poços, perseverou na visão que Deus deu a ele.

5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).
Do que adiante conquistar benção matérias e viver com sua alma amarga e infeliz?
A falta de perdão impede que vivamos o melhor de Deus em nossas vidas, por isto perdoar sempre continua sendo a melhor escolha.

C. Isaque sem duvida foi muito inteligente em permanecer na benção, e nós devemos seguir seu exemplo para permanecer fiel até o fim.
Muitos sucumbem no meio do caminho porque não observam atitudes simples e fáceis de aplicar no dia a dia como fez Isaque.
Edificou um altar
Permaneceu em Oração
Cuidou da Família
Continuou cavando Poços
E liberou Perdão
Este foi o segredo deste grande homem de Deus para permanecer na benção até o final.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...