MENU

quinta-feira, 28 de maio de 2015

OS VALENTES QUE DAVI


Resultado de imagem para OS VALENTES QUE DAVI 
Texto. IISm.23:8ª “Estes são os nomes dos valentes que Davi teve:...”.

Intr. Quem já não desejou ser parecido com alguém que já passou na história Bíblica, talvez, ser como Davi, Samuel etc..., porém vale lembrar que só houve um Davi, um Samuel. Somos chamados acima de tudo para entrarmos no plano de Deus para sua glória. Deus tem um plano para cada criatura, e em cada um Ele quer revelar o seu poder, foi o caso de Davi, venceu inúmeras batalhas; porém, vale notar duas coisas importantes: Deus era com ele e Deus enviou pessoas para o apoiar fortemente no seu reino que a Bíblia chama de valentes.

AS CARACTERISTAS DOS VALENTES DE DAVI
Antes de serem transformados em valentes como era a vida destes homens? Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.
E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 1 Samuel 22:1,2

Somente teve um Rei Davi, agora de seus valentes os listados foram trinta e sete, e podermos descreve-los como: Estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil. 1 Crônicas 12:14

 Eles eram aliançados com seu Líder: II Samuel 23:13-17

13. Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim. (Vale dos gigantes).
14. Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
15. E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
16. Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.
17. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.

1.1 Eles eram simples: Homens comuns como nós, sujeitos as mesmas paixões e fragilidades, mas Deus era com eles. Perguntaram a João Batista, tu és o ...., EU SOU A VOZ QUE CLAMA..., Jesus dá-nos o exemplo de simplicidade ao vir nascer em uma manjedoura.

1.2 Eles eram Leais: Leais ao chamado, ao Rei, a tarefa. Seja leal como aluno da EBD e amanhã tu serás um professor da EBD. Leais em tudo.

1.3 Eles eram Corajosos: A ordem de Deus foi: Que voltem os covardes! Os corajosos conhecem o caminho da segunda milha. Os corajosos dão trabalho para Satanás.

1.4 Eles eram Trabalhadores: Deus não chama ociosos, quando André, Mateus, Tiago estavam trabalhando Jesus chamou, Trabalhe para Deus chegar até você!

1.5 Eles eram Unidos: O Sl.133 “...Ali o Senhor ordena a benção...” Haverá a benção de Deus quando imperar a unidade. Em um episódio, foram para guerra três valentes, e voltaram os três.

Hoje, talvez você pense por não ser um obreiro, não haja lugar, porém Deus lhe dá a oportunidade de ser como valente de Davi.

ALGUMAS RAZÕES PORQUE SER COMO OS VALENTES DE DAVI

2.1 Para não ser contado como covarde.

2.2 Para estar sendo útil ao reino de Deus

2.3 Para saber que nesta peleja um só é o herói: Jesus.

PROCURANDO AGIR COMO ESTES VALENTES

3.1 Adino: versículo 8 “...se opusera a oitocentos e os feriu...”
a) O desafio de enfrentar a multidão: Adino venceu sendo a minoria. A minoria com Deus é a maioria. Daí-lhes vos de comer!

b) Recebendo vitória total: “...de um vez.”
Vale notar dois tipos de vitória, a parcial (Mc.8:24-25), e á total(Mc.10:56-52). Adino teve vitória total.

3.2 Eleazar(sign.Deus ajuda): versículo 9, vejamos três segredos.
a) O segredo da intimidade: “...estavam com Davi...”. Eleazar sabia da presença de Deus na vida de Davi, por isso não saia de perto.

b) O segredo da vitória: versículo.10 “Este se levantou...”
Está é a posição do valente na peleja, é estar e ficar na posição que Deus quer usar.

c) O segredo da perseverança: v.10 “até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada”
Foi até o fim da luta, o mesmo devemos fazer no exercício espiritual, que nos leva ao amadurecimento: na oração(Lc.18), na meditação na palavra(Js.1:8; Sl.1:2), na vigilância(Mc.13:35), fazendo isto, até pegar no coração á ponto de ser inseparável de nossa vida.

3.3 Sama: No versículo 12 “...onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas...”

a) O mistério das coisas simples: A lentilha é barato, nos comércios. Existem coisas simples que Deus nos confiou a nós, que para muitos não significa nada, porém vai aí uma lição: Defenda aquilo que Deus te deu.

b) Deus honra os que zelam pelas coisas simples: v.10 “e o Senhor efetuou um grande livramento.”
O ato de Sama se pondo no meio; tocou à Deus. Deus se moveu em resposta ao seu zelo, por aquilo que aparentemente parecia simples aos outros, tanto que os outros fugiram. Sama não estava só no meio daquele campo. Lembra-se dos três jovens na fornalha? Quem estava no meio? Da mulher adultera? Quem estava no meio? Deus era na vida de Sama, ele manteve-se firme até Deus agir.

3.4 Benaia: versículos 20,21

a) O valente da última geração: Benaia fazia parte de uma geração, distante de Deus. A medida que as gerações foram passando, houve um tendência de desvio do povo para Deus. Benaia era um remanescente, uma luz para sua geração, um valente com uma missão: tornar Deus conhecido.

b) O valente que desceu: Enquanto Eleazar se levantou para a peleja, Benaia desceu para a peleja. Para alguns locais Deus tem uma pessoa especificamente determinada. O lugar de Ezequiel era no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, Daniel no palácio dentro da Babilônia. Eleazar sabia o seu lugar.

c) O valente que arrancou: Benaia desarmou um egipicio. Desarme-nos os intentos de Satanás, as intrigas, facções, etc...Somos chamados para desarmar todos os intentos contrários aos princípios, propósitos e fundamentos Divino.
 Há muitas batalhas que precisamos vencer:

Batalhas do desânimo; batalha da comodidade; batalha da inoperância; batalha da desobediência; batalha das tentações da carnalidade; batalha para defender os valores cristãos. O diabo está destruindo os valores cristãos da moralidade, da justiça, amor, santidade, fraternidade, unidade, paz e muitas vezes estamos impassíveis, acomodados, coniventes, vendo as destruição dos lares, e pouco fazemos.

Batalha para tirar as almas das garras do diabo.

Romper as barreiras dos filisteus, é o nosso grande desafio, e nós temos o poder de Deus que nos dá a vitória.


Três são os inimigos que precisamos vencer: O mundo, a carne, o diabo.

Como se rompem essas barreiras? Com fé, determinação, obstinação, ousadia, coragem, intrepidez, força, poder, perseverança, renúncia.
Levantam-se servos de Deus para a peleja!!!


OS EXERCÍCIOS DE VALENTES

Para fazer parte dos valentes de Deus; faz-se necessário algumas práticas que revitalizarão as forças do homem de Deus:

Tem que ter fé e confiança no Senhor. Ser cheio de temor a Deus. “Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.” Deuteronômio 17:18,19 Cultivar intimidade com Deus. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14

- Através da oração, estudo bíblico, meditação. “Até à minha chegada, aplica-te à leitura, {leitura: leitura pública das Escrituras} à exortação, ao ensino.” I Timóteo 4:13

- Vida consagrada no altar do Senhor. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” I Tessalonicenses 4:3-7

- Vida de santidade. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14
Estando sempre preparados. “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…” I Pedro 3:17


CONCLUSÃO: Ousados como Adino, de iniciativa própria como Eleazar, zelosos como Sama, e essenciais como Benaia, seja um(a) jovem, um(a) adolescente, um(a) obreiro, que faça a diferença entre os que não estão fazendo. O reino de Deus precisa de valentes e não de valentões.

PALAVRA DE VIDA