terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Defenda seu Campo de Lentilhas

2Sm. 23:11-12 

Int. Samá (em hebraico: שַׁמָּה, fama, renome) foi o filho de Agé, um hararita, e um dos três legendários "valentes" do rei Davi1 e viveu por volta do ano 1.000 a.C. É chamado também de Samote2 e Samute.3 Foi designado como um dos oficiais de Davi, encarregado da milícia durante o quinto mês do ano.
Seu maior feito foi a derrota de uma tropa de filisteus. Depois de os israelitas fugirem da tropa filistéia, Samá ficou sozinho e os derrotou.
Sama é melhor observado como o valente de Davi, que com uma só tacada, derrotou um exército inteiro de 300-800 homens sobre de um monte de lentilha.
Jeová-Samá (ou Jehovah-Shammah) - "O Senhor está presente" é um dos nomes de Deus em hebraico.
Este homem estava junto com um grupo de Israelitas cultivando lentilhas, e qual o valor quem tem um campo de lentilhas?
A lentilha não tem um valor comercial significativo, mas quando estamos defendendo algo, valores em dinheiro é o que menos importa, porque o bem mais valioso que possuímos não se compra com dinheiro.
Para mim o ponto chave desta historia é que Samá decidiu defender aquele campo.
Podia não ter muito valor para os demais que covardemente fugiram, e talvez disseram: Não vou arriscar minha vida por lentilhas!
Hoje em dia muitos usam desculpas para justificarem sua covardia em defender seu campo de lentilhas.
Mas Samá não, ele decidiu defender suas lentilhas porque era dele, ele decidiu lutar e não abrir mão do seu alimento.

C.M. Tal atitude o colocou em evidencia, primeiramente diante de Deus, porque a bíblia diz que Deus operou um grande livremente. Depois Deus o colocou em evidencia diante dos homens pois Davi o chamou para ser um dos chefes de seu exercito. 
Notamos que o livramento de Deus veio mediante a decisão de Samá em lutar para defender o que era seu.
Muitos talvez estão esperando um grande livramento da parte de Deus, um porta que se abra, mas ainda não decidiram se posicionar e lutar.
Talvez elo seu egoísmo, não quer abrir mão do seu tempo, sacrificar-se um pouquinho que seja para lutar em prol do reino de Deus.
Interessante que o nome Samá é um nomes de Deus no hebraico Jehovah-Shammah que significa "O Senhor está presente".
E Deus se fez presente no calor da batalha para dar um grande livramento para seu servo que decidiu lutar mesmo sabendo que humanamente era impossível vencer.
Precisamos também lutar com determinação para defender nosso campo de lentilha.
O que é o campo de lentilhas?
Minha casa: Minha família, decida lutar pelo seu cônjuge, seus filhos pois a sociedade de hoje tem investido pesado para atrair seus filhos, e que tipo de investimento você tem feito para ele crescer diante de Deus?
Como tem sido o exemplo debaixo do seu teto?
Meu Ministério: O dom que Deus me deu não pode ser enterrado porque o próprio Deus me pedira conta no dia do juízo. “Ele deixou isto bem claro na parábola dos talentos”.
Minha Igreja: A nossa Igreja também é o nosso campo de lentilhas
Nós temos: Que amar a nossa Igreja
Nós temos: Que defender a nossa Igreja
Nós temos: Que jejuar pela nossa Igreja
Nós temos: Que lutar pela nossa Igreja

ENTÃO, COMO FAZER PARA DEFENDER O SEU “CAMPO DE LENTILHAS”?

1- Não fuja como o povo israelita

V. 11c – Levante-se com coragem, posicione-se e não siga o caminho da fuga. Se você não defender seu campo de lentilhas, ou seja, um bem quase sem valor, como você defenderá os bens mais valiosos? Não esqueça que se Deus está conosco nós já somos maioria. Coloque-se no meio do seu campo de lentilhas, e resista corajosamente.
Fugir é para os covardes, os corajosos enfrentam e não desistem nunca.
Até quando você continuar fugindo do teu chamado, escondendo seu talento?
Saiba que não vai conseguir se esconder para sempre.

2- Lute por seu campo
V. 12a – Não aceite que o medo, a crítica ou o desânimo te assustem. Não desista no primeiro obstáculo. Lute pelo que Deus te deu. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mt 21.22). É a mesma coisa nas nossas lutas: se perseverarmos, venceremos! Quem sabe você está orando por alguém da sua família. Então declare: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”

3- Saiba que o Senhor te dará grande livramento
V. 12b – Samá tomou posição naquele terreno, isto é, ele se posicionou decisivamente e defendeu aquela plantação. Então diz o texto que “o Senhor efetuou um grande livramento”. Deus estava com Samá, e lhe deu grande vitória. Assim também o Senhor fará contigo, na defesa do teu campo de lentilhas.

C. Muitas pessoas têm deixado satanás entrar em seus campos de lentilhas para roubar e assassinar o que Deus tem dado a eles.
Mas é hora de mudança, decida viver diferente, decida viver uma vida que agrada a Deus, vida de santidade e santificação. Vida de comprometimento com Deus.
Viver assim é grande desafio, mas possível, Daniel o profeta quando  foi exilado para babilônia diz a bíblia que ele decidiu firmemente não se contaminar com a comida do rei.
Depende de você, da sua decisão, então Deus se encarrega do “GRANDE LIVRAMENTO”.

Deus abençoe sua Vida!

Pastor Luciano Silveira



Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...