quarta-feira, 5 de março de 2014

Tempo Oportuno

          Apocalipse - 3 - 7 : 13
INT.(Kairos (καιρός) é uma antiga palavra grega que significa "o momento certo" ou "oportuno". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".
Na teologia cristã, em síntese pode-se dizer que chronos, o tempo humano (medido), é descrito em anos, dias, horas e suas divisões. Enquanto o termo kairos, que descreve "o tempo de Deus", não pode ser medido, pois "para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia." (2 Pe 3:8).)
O Novo Testamento usa duas palavras que podem ser traduzidas em português por tempo: krônos e kairós. A palavra crônos significa o tempo que pode ser medido em dias, meses, anos, séculos, milênios etc. Daí a palavra cronologia. A palavra kairós aplica-se à qualidade do tempo cronos pelos eventos significativos que nele ocorrem. Por exemplo, a encarnação do Filho de Deus em Jesus de Nazaré enche de sentido o tempo vivido por Jesus, principalmente o seu ministério, morte, ressurreição e ascenção ao céu para sentar-se a direita do Pai! A palavra kairós, portanto, refere-se ao tempo como oportunidade. Quando aproveitamos todas as oportunidades que Deus nos dá, o tempo da nossa vida fica cheio de sentido, de significado! Mais importante do que os nossos anos de vida, é a vida em nossos anos!
C.M. A porta aberta que Jesus coloca diante da Igreja de Filadélfia, portanto, significa oportunidades que devem ser aproveitadas. Jesus é "o santo, o verdadeiro, o que tem a chave de Davi (autoridade), que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá" (Apocalipse 3.7). Ele é o Senhor do tempo. Quando ele abre, ninguém fecha; quando ele fecha, ninguém abre. A sabedoria consiste em discernir as portas que Jesus abre. Deus tem muito interesse em atender quando pedimos sabedoria (Tiago 1.3). Ele não só nos abre as portas, mas nos conduz também pelos caminhos certos (Salmos 23.3).
Com base em Apocalipse 3.7-13, que portas Jesus nos abre? Quais as oportunidades mais importantes que ele coloca diante de nós?

1 - JESUS ABRE A PORTA DOS TESOUROS DO REINO DE DEUS
A igreja de Filadélfia era pobre e pequena e fraca, porém, fiel (3.8). Tinha consciência da sua fraqueza; era diferente da Igreja de Laodicéia. Aprendemos  Paulo narrada em 2 Coríntios 12.7-9 que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza humana; podemos concluir com ele: "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12.10). Os que são fracos podem ter acesso ao tesouro do poder de Deus...
Na verdade quando pensamos que somos pequenos, fracos, sem potencial, neste momento entra a graça de Deus que nos leva para além do natural e passamos a experimentar o sobrenatural de Deus. Foi isto que aconteceu com Gideão. Jz. 6. Gideão era um homem simples, sem expressão, pertencia a menor tribo de Israel, mas Deus o levantou e por meio dele operou um grande livramento em Israel.
2- Porta para salvação
Jesus mesmo é a porta que dá acesso aos recursos do Pai celestial. Ele disse: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida" (João 10.9). Ele rasga a cortina para que tenhamos acesso à presença do Pai: a) para adorá-lo (Hebreus 10.19-22); b) para suprir as nossas necessidades através da oração em seu nome (João 14.13-14); na intimidade com o Pai pela mediação do Filho, somos fortalecidos para vencermos a oposição (3.9), para sermos aprovados na provação (3.10) e para conservarmos o depósito da graça (3.11).
3- Para a Vida: Deuteronômio 30:19 (DO)  Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente.
Jesus veio para nos dar uma vida abundante, uma vida que vale a pena viver.
Jesus nos propõe vida através de uma entrega total a ele. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24
Ele esta nos oferecendo uma vida abundante, é uma oportunidade, uma porta que esta aberta.
C. Oportunidade precisam ser aproveitadas, Jerusalém deixou passar a sua oportunidade de salvação, Jesus olhando a cidade de longe chorou porque eles deixaram escapar uma grande oportunidade de salvação.  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Lucas 13:34.
O segredo das portas permanecerem abertas Obediência Dt. 11:13-16
Vamos aproveitar bem o Kairos de Deus, isto chama-se sabedoria.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...