domingo, 12 de janeiro de 2014

COMO SE TORNAR UM VENCEDOR DE GIGANTES!

 1Sm. 17
Int. Segundo a bíblia, Golias era um gigante da cidade de Gate, e um campeão dos filisteus.
Que durante quarenta dias desafio, amaldiçoou e desaforou o exército de Israel trazendo medo e insegurança a todos do exército.
Golias era um soldado de dar medo em qualquer oponente, visto que era descendente de gigantes.
Quanto à estatura de Golias, não há nenhum exagero nas medidas mostradas pela Bíblia – seis côvados e um palmo – exatamente 2,98m de altura, a considerar o côvado a 0,45cm (do cotovelo à ponta do dedo médio) e o palmo a 22,5cm.
Não era só isso que impressionava e que metia medo em qualquer homem da época. Golias possuía ainda um apetrecho de batalha, que totalizava cerca de 64k:
- Lança de 6,8k, equivalente a um eixo (de tecelagem da época), mais a
- Armadura com aproximadamente 57k.
O total chegava a quase 64 quilos.
C.M. Todos temos sonhos e  metas a serem alcançados, mas a grande questão não é o tamanho do sonho e sim o quanto estamos dispostos a enfrentar para chegar lá.
Gigantes têm por todos os lados, e eles muitas vezes estão nos desafiando para um duelo.
Quanto vale o teu sonho, a tua meta? Você esta disposto a ariscar-se? Este sonho é sonho de Deus para você?
Se este sonho provem de Deus ele providenciara tudo o que precisamos para vencer, caso ele não tem obrigação nenhuma de satisfazer nossos caprichos.
A vida é um grande desafio, e teremos que enfrentar gigantes para alcançar nossos sonhos, para que o proposito de Deus se cumpra em nossas vidas.

Relembramos as marcas de um vencedor de gigantes, diante dos muitos desafios que teremos pela frente em 2014:
 
Quando Davi chegou no campo de guerra, correu para a batalha. V22
Estava disposto a entrar e pelejar, diferente de muitos que estão apenas interessados nos despojos, Davi sabia que primeiramente tinha que lutar.
1) Um vencedor não escuta a voz dos pessimistas;  Eliabe irmão mais velho de Davi foi usado como para desmotivar  Davi. V28. A ira de Eliabe se acendeu contra Davi, porque ele não teve coragem para enfrentar aquele gigante não admitia que um menino fizesse o que ele não  coragem para fazer.
É assim que age o derrotado e pessimista, ele é um derrotado e não admite ninguém ao seu lado vencendo, ele faz de tudo para nos parar e desmotivar.
Mas um vencedor não lhe da ouvidos, não escuta a sua voz, ouça os vencedores, ande com vencedores e você se tornara um vencedor também.
O cego Bartimeu é um grande exemplo disto, todos a sua volta gritaram para ele se calar, desistir, mas ele tapou os ouvidos para o que a multidão de pessimistas e derrotados gritavam e gritou mais alto do que todos. FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM!
Em 1ª Reis 13 encontramos Deus usando um profeta que esta a pouco entrando no ministério, ele recebeu ordens claras de Deus para ir e profetizar contra um altar de idolatria em Betel. Segundo a ordem de Deus ele não podia voltar pelo mesmo caminho e não comer nada naquele lugar.
Ele vai, e Deus o usa de forma grandiosa naquela lugar, porém cometeu um erro gravíssimo, deu ouvido a derrotados.
Quando esta vindo embora por outro caminho diz a bíblia que um profeta velho saiu-lhe ao o convidou para uma refeição em sua casa.
Num primeiro momento o profeta resistiu, o velho mentiu e o enganou.
Resultado, aquele profeta que deixou de fazer conforme Deus havia ordenado foi enterrado ali mesmo.
O Profeta velho que a bíblia fala aqui é o exemplo de um frustrado, derrotado, que não foi bem sucedido naquilo que foi chamado para fazer, e sua missão agora é impedir que outros cumpram bem o chamado de Deus em suas vidas.
Eles usaram armas como engano, mentira, dizem ser o que na verdade não são, parecem ser espirituais, mas não são.
São nuvens sem água,  soprados pelo vento, cuidado com eles, não de ouvidos a eles.

2) Um vencedor não se prende as dificuldades do passado, mas olha para as oportunidades do presente; Davi perguntou: O que faram ao homem que vencer este gigante? Davi era um filho menosprezado dentro de casa, era um menino que tinha um forte relacionamento com Deus, por isto era diferente de seus demais irmãos. Sua família não o entendia, por isto o criticavam.
Eles achavam que ele não servia para mais nada a não ser cuidar de ovelhas, mas como seu relacionamento com Deus era estreito, Deus ali no campo mesmo esta preparando Davi para grande feitos, e o grande desafio de Golias era a porta que Deus estava abrindo para introduzir Davi no palácio.
Davi não olhou neste momento para sua família que o desprezava, mas para a oportunidade que estava diante, se tornar genro do e morar no palácio.
Quando temos um relacionamento forte com Deus e estamos focados no alvo e com vontade de vencer, nossos desafios se tornam pequenos.

3) Um vencedor aprende a lidar com os seus críticos; Eliabe irmão mais velho de Davi tentou persuadi-lo criticando-o. Ele disse: Bem conheço tua presunção e maldade!
Com quem deixou as ovelhas?
Foi muitas criticas disparadas contra este jovem matador de gigantes.
Mas o que ele fez?
O mesmo que nos deveríamos fazer, desviou-se dele! V30
A respostas que Davi de a ele foi na arena, lutando e vencendo a batalha.
Não perca tempo respondendo a seus críticos, lembre-se; para os amigos não precisa dar explicação, aos inimigos não adianta dar explicação.
Deus te chamou e ele mesmvai horar você, foi assim com José do Egito quando ousou sonhar os sonhos de Deus.

4) Um vencedor especializa-se no que faz; Saul emprestou sua armadura para Davi, ele não conseguiu andar nem sequer se mover com ela e disse: Não posso usar isto, não estou acostumado!
Para usar tal armadura é preciso treinamento, parar, e aprender.
Davi era especialista em atirar com fundas, durante  o tempo em que ficou no campo com as ovelhas se especializou em tocar arpa e atirar com fundas.
Muitos tem fracassado no seu chamado porque não param para aprender, nossos departamentos de ensino hoje tem sido um fracasso porque os escolhidos de Deus não se especializam.
Qualquer profissional para ser bem-sucedido precisa se preparar bem, infelizmente muitos preferem ser amadores.
Deus não aceita amadorismo na sua obra, porque ele aceita apenas o nosso melhor.
Como você tem sido naquilo que Deus te chamou para fazer, amador ou exemplar profissional?

5) Um vencedor tem pressa para vencer; Quando Davi chegou ali correu para a batalha, V22.
Um vencedor tem pressa, não fica esperando a banda passar. Davi não ficou esperando ser convidado, correu atrás.
Falou com os soldados e imediatamente viu que era o caminho, então diretamente no rei porque queria lutar, esta com sede de vitória.
Deus tem pressa  em usar você, depende  apenas da tua vontade e disponibilidade.


6) Um vencedor sabe que a vitória vem de Deus; O maior matador de que se tem noticias é a desculpa, e nisto somos especialistas.
Esta talvez seja a síndrome de Adão e Eva quando pecaram e usaram muitas desculpas para justificar o fracasso.
A  serpente me enganou, a mulher que me deste por esposa mandou que eu comesse do fruto!
É assim que maioria age, com muitas desculpas, mas a desculpa ela ser apenas para aliviar a consciência, para Deus ela não serve.
O desafio era enorme, todos os demais soldados o temiam e davam desculpas, mas Davi em vez de desculpas agiu sabendo que a vitória viria da parte de Deus. “Eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos”.

7) Um vencedor encoraja outros a vencerem! Após  a vitória pessoal de Davi os demais soldados ficaram cheios de coragem e se despuseram a lutar e conquistaram uma grande vitória.
Um vencedor  ajuda outros a vencerem suas batalhas pelo o exemplo e por palavras de encorajamento.

8) Um vencedor tem aliança com Deus: Quem incircunciso filisteu? A indignação de Davi no V26 é porque a palavra incircunciso era para quem não tinha aliança com Deus. Porque Deus tinha feito uma aliança com Abraão que todo menino para fazer parte  do seu povo precisaria ser circuncidado até o oitavo dia do seu nascimento.
Que tinha aliança ali era o povo de Deus, por isto Davi estava indignado por que sabia que tem aliança vence.

C. Estamos esperando o que? Deus quer nos tornar em matadores de gigantes!

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...