terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Deus procura os Inconformados



 Jl. 2:12-27

Int. Uma pessoa inconformada recusa-se a desistir, a deixar de sonhar, de concluir seu objetivo, isto em qualquer área da vida.
Uns desistem da vida, do casamento, da família, de Jesus porque se conformam rapidamente com a situação.

Outros se conformam com sua vida com Deus sem nenhuma profundidade, outros com grupo de não cresce, e outros ainda com a falta de frutos.

C.M. O profeta Joel escreve para Israel chamando o povo para o arrependimento, suas palavras vieram para abrir os ouvidos do povo, era preciso que eles tomassem uma atitude séria para que pudessem ter uma colheita abundante.
Desfrutar das bênçãos de Deus requer de nós postura diante das circunstâncias, e uma delas é estar inconformado com a situação.
1- O profeta esta chamando o povo para o arrependimento verdadeiro, porque não é possível viver o melhor de Deus comungando com o pecado, aceitando a oferta do mundo passivamente.

2-Junto como arrependimento uma oferta ao Senhor. A oferta de manjares consistia em produtos vegetais que constituíam a principal alimentação do país: farinha, azeite, cereais, vinho, sal e incenso. Ao serem apresentadas ao Senhor, parte era queimada sobre o altar em memória, como cheiro suave ao Senhor. No caso de uma oferta queimada, tudo era consumido no altar. No da oferta de manjares, apenas uma pequena parte era posta sobre o altar; o resto pertencia ao sacerdote. “Coisa santíssima é, de ofertas queimadas ao Senhor”. Lev. 2:3. Como a oferta queimada significava consagração e dedicação, assim a oferta de manjares representava submissão e dependência. As ofertas queimadas importavam em inteira entrega da vida; as de manjares eram um reconhecimento de soberania e mordomia; de dependência de um superior. Eram um ato de homenagem a Deus, e um penhor de lealdade.

3-Convocar toda a família Para orar ao Senhor: Oração produz milagres em nossas vidas e m nossas famílias, em nossa cidade, em nosso país, em nossa Igreja.
Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.
1Cr 4:9-10. Deus lhe reserva uma enorme quantidade de bênçãos não pedidas, todas a sua espera.
Salomão também pediu através de oração sabedoria e Deus foi além, concedendo-lhe mais do que pediu. Deu a ale sabedoria e riquezas. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?"
1Rs. 3:10 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11 Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,12 farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. 13 Também darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. 14 E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai, Davi, eu prolongarei a sua vida".

Ingredientes da oração de Joel
1-      Ele ora para que o Senhor salve do opróbrio. Opróbrio significa grande vergonha, humilhação, Joel esta pedindo a Deus para poupe o seu povo do sofrimento.
Esta é uma oração de alguém inconformado, porque ele sabe que Deus opera maravilhas, que abre portas, que é um Deus de Prosperidade e, no entanto seu povo esta vivendo na humilhação, sendo vergonhoso para os que estão de fora.
O por isto tudo é que o povo esta conformado com a situação, até que Joel resolve agir.

Resultado:  Então o Senhor mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo.
Fica muito claro que é preciso ter uma certa dose inconformismo para ter uma colheita abundante.
Temos como exemplo: “Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória.” 2 Samuel 23.11-12

Existem coisas preciosas na nossa vida que precisamos defender. A Bíblia diz que Israel plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas um homem se posicionou contra esse domínio para proteger um campo de lentilhas.

Lentilha é algo muito barato e Samá, um dos valentes do rei Davi, se colocou no meio do terreno e o defendeu. O que é o seu campo de lentilhas? O que é necessário você defender? Meu casamento, meus filhos, minha família são o meu campo de lentilhas! Não posso permitir que satanás entre na minha casa para provocar dissensão, confusão.

Veja o que Deus deu a você e se posicione para defender. Se não defendermos o que Deus nos deu, Ele também não defenderá, porque o que temos que fazer o Senhor não fará por nós.

C. Para concluir esta primeira parte quero citar gideão, este foi outro inconformado que entrou para historia.
Porque se recusou aceitar a miséria, não aceito ser escravo, com esta atitude mundo a sua historia e também a historia de seu povo.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...