domingo, 26 de janeiro de 2014

Lançando a Capa

 Lc. 18:35-43

Int. Um dia Deus para iniciar um plano de salvar a humanidade, precisou se desprender o que tinha de melhor, seu único filho, Jesus.
E Jesus demostrando desprendimento total, amor e obediência ao seu pai, não hesitou, deixou sua glória e veio implantar o maior e mais ousado plano da história da humanidade.
Hoje Jesus esta recrutando homens e mulheres para sua obra, pessoas dispostas a gastarem tempo e energia para colaborarem com este plano transcendental.

C.M. Na vida de um cego andarilho eu aprendo lições importantes para quem quer uma vida bem sucedida, um ministério eficaz e frutífero. Para quem quer agradar a Deus e viver seus propósitos e cooperar com ele par que este plano de salvação do mundo seja bem sucedido.

1- Desprendimento: Bartimeu foi um homem desprendido, porque se desfez do seu maior bem.
Um andarilho não tem quase nada, então a sua capa era um bem valioso, protegia na chuva, agasalhava do frio e identificava o usuário como uma pessoa que necessitava de ajuda.
Então a capa tinha um valor singular para um andarilho principalmente na época de Jesus.
Quando Jesus o chamou ele imediatamente lançou de si a capa, isto nos fala de desprendimento.
O quanto você esta disposto a deixar para trás para seguir a Jesus?
Quais serão os seus reais valores de agora em diante?
A resposta a estas perguntas são crucias para você viver uma nova vida em Jesus.
Para você entender um pouco mais...
Nós que deixamos tudo e te seguimos... Os primeiros discípulos se desprenderam de tudo!
Dizemos que amamos a Deus mais do que tudo mas se não valorizamos nossa comunhão com ele, a vontade dele também não é tão importante para nós, isto não é desprendidmento!
O desprendimento é um antídoto contra a mesquinharia, egocentrismo e negligência.
Se de fato amamos a Deus iremos valorizar os dons e talentos que ele nos deus investindo-os para o crescimento e expansão do seu reino.
Os discípulos estavam preocupados, eles haviam se desprendido de tudo e o que aconteceria agora?
Mas Jesus os tranquilizou dizendo: Receberas cem vezes mais!
E os valores...
Bom a questão de quais são os nossos verdadeiros valores; valores são prioridades internas que se expressão conscientemente em ações concretas.
Então as pessoas fazem o que elas valorizam e valorizam o que fazem.
Onde você gasta seu tempo, energia e dinheiro? Esses são os seus verdadeiros valores!

2-Atitude: Modo de proceder ou agir, propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito.
Bartimeu era desprendido e teve atitude para colocar este desprendimento em pratica.
Vemos pessoas anos e anos pensando se vão ou não aceitar a Jesus, se vai ou não se batizar, se vai ou não dizimar, se vai ou não obedecer ao ide e trabalhar na obra de Deus.
Se vai ou não para o céu, cabe dizer que apenas com vontade não vamos morar no céu.
Sem atitude somos facilmente manipulados pelo descompromisso com Deus, afinal Deus vai me entender; não, Deus não vai entender, e temos como exemplo o rei Saul que desobedeceu uma ordem especifica de Deus achando que Deus entenderia.
Somos manipulados pela opinião alheia, porque há uma excetiva preocupação por conta do que os outros pensam.
Bartimeu mesmo diante das críticas teve atitude para buscar o seu milagre, foi firme e determinado para alcançar sua resposta.
Uma pessoa de atitude não espera para amanhã, não fica adiando, ela faz acontecer nem que isto lhe custo um pouco caro, mas pessoas de atitude de disposição para pagar o preço.

Determinação: Ato de permanecer firme num objetivo, Condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo a que se propuseram.
Quantas vezes a desistimos de um curso, de um empreendimento, do ministério, até mesmo de Jesus as pessoas desistem.
Desistem também da família, dos amigos, e por quê?
Se determinação é um ato de permanecer firme no objetivo, podemos concluir que esta faltando determinação.
Para Bartimeu não faltou, tudo conspirava contra seu sonho, pelo o fato de ser uma pessoa sem expressão, sem amigos e familiares que realmente se importavam com ele, mesmo assim permaneceu firme no seu objetivo.
Jesus veio com a missão de salvar-nos pagando com sua própria vida, porém teve vontade de desistir. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mt. 26:39
Ele era determinado por isto na mesma oração que colocou diante do pai a vontade de desistir, ele também ora pedido que a vontade do pai prevalecesse.
A vontade era de desistir, mas estava determinado salvar o mundo morrendo na cruz, ou seja; cumprir sua missão, isto é determinação.
Assim é a pessoa determinada, sabe que não é fácil, que o caminho é íngreme, escabroso, Pedregoso, escarpado, áspero, difícil, árduo, mas ela não desiste nunca.
E há uma promessa de Deus para aquelas que são determinados e que seguem firme no caminho. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91:11.
Isto é o que muitos atletas esportivos definem como adrenalina. Adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas supra renais, cuja secreção é aumentada em situações de estresse, ansiedade, perigo ou qualquer outra que deixe o corpo em estado de alerta e pronto para reagir.
Deus cobrou isto de Josué quando estava diante deum grande desafio. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9

Gratidão: Bartimeu da uma aula de gratidão quando recebeu o seu milagre decidiu firmemente seguir a Jesus com alegria.
Temos uma forte tendência de esquecer do Deus fez e tem feito por nós. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmos 103:2. Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Salmos 124:1-5.

Melhor do que ser abençoado é ser uma benção para os que estão a nossa volta, e é exatamente isto que Deus espera de nós. Que nos lembramos de todos os dias dizer muito obrigado por tudo.
Mas não somente através de palavras, mas de atitude como Jesus ensinou a Pedro fazer. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. João 21:15.
Pedro demostrou na pratica que aprendeu direitinho o ensinamento do mestre. Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Atos 4:20.
Este Bartimeu é um homem que de fato nos ensina muitas coisas lindas a respeito do cristianismo.

C. Que a partir de hoje eu e você venhamos a decidirmos lançar fora a capa como fez este homem!
Lançar a capa implica dar prioridade ao reino de Deus. Fazer a sua vontade, ser grato por tudo o que ele fez e vai fazer por nós.
O que tem sido prioridade para você?
Observe onde você tem investido seu tempo, suas energias, seu dinheiro. Isto tem sido suas prioridade.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
 Na vida de Bartimeu o Milagre só aconteceu porque primeiro ele lançou sua capa...

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...