quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PARA ONDE OLHAR NA HORA DA CRISE

 Is. 6:1-9
A crise, muitas vezes, nos deixa atordoados. Ficamos sem rumo. O profeta Isaías estava vivendo um momento de grande crise na vida. O trono de Judá estava vazio. O grande rei Uzias estava morto.

C.M. Mas quem foi o rei Uzias? Uzias ou Azarias(hebr. עוזיהו‎) foi o 10º rei de Judá e teria começado a reinar por volta de 792 a.C.
Sua triste historia consta nos livros de II Crônicas, no Capítulo 26, e em II Reis, sendo contemporâneo ao profeta Isaias.
Grande guerreiro, filho do Rei Amazias, foi considerado um engenheiro de notável saber, uma vez que as armas projetadas por ele arremessavam grandes pedras, e, atiravam lanças. Possuiu grandes fazendas, construiu reservatórios de água, fortificou torres e edificou uma cidade chamada Elate.
O seu exército foi tão poderoso que a sua fama chegou até o Egito. Segundo as inscrições de Tiglat-Piléser III, teve um confronto no ano 738 a.C. entre ele e uma coalizão forte entre reinos sírios, Israel Setentrional, Judá e outros sob liderança do velho rei Uzias. Porém a resistência não era bastante forte para Tiglat-Peléser abandonar suas tentativas de avançar também para o sul. Invade o Reino Israel Setentrional, e seu rei Menaém torna-se seu tributário.
Nos últimos anos de sua vida, foi amaldiçoado com a lepra, ao tentar subverter à lei de Moisés e queimar ele mesmo o incenso no templo, o que era reservado para os sacerdotes. Morreu isolado em um palácio, à margem do poder pois era leproso.
O povo esta inquieto, inseguro porque o referencial de segurança deles havia morrido.
O comentário do momento este sobre a morte deste grande líder politico que devolveu a segurança e paz para aquele país, mas que agora esta morte e não havia um sucessor a altura dele.

 Nesse momento, o profeta entrou na casa de Deus, e ali, teve uma visão de Deus em sua majestade, assentado no trono. Ele foi se refugiar-se em Deus, na sua casa e ali teve uma experiência linda que mudou sua vida para sempre.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Salmos 84:10.
Onde você tem procurado ajuda na hora da angustia? A palavra de Deus nos manda na hora da angustia busca a providencia em Deus.
Tem muita gente procurando no antidepressivo, no consultório psicológico, num terreiro de macumba, mas Isaias procurou na casa de Deus.
Ali recebeu muito mais do imaginava, aprendeu algo que ia muito além da sua compreensão.
  
 Então, ele olhou para cima: E viu Deus em sua santidade. Olhou para dentro e viu seu pecado, mas recebeu o perdão divino. Percebeu o quanto era pequeno e precisava urgentemente da mão de Deus agindo em seu favor.
Percebeu que era muito pequeno, mas seu Deus era muito maior do que ele podia imaginar.
Neste momento ele percebeu que seu grande problema era muito pequeno diante do Deus todo poderoso.
Percebeu que o salmo 121 é verdadeiro, nosso socorro vem do alto, do Senhor todo poderoso.

Olhou para fora e viu a enormidade da obra e ouviu ao mesmo tempo o chamado divino. Deus primeiro toca nele, seus lábios foram tocados, e então Deus lhe dá uma missão. “Vai e diz a este povo”.
Deus pode tirar dos nossos corações o medo, incertezas, angustia para que realizemos sua vontade.
Deus tem pressa em nos abençoar porque tem pressa em usar-nos para abençoar a outros.

C. Para onde você está olhando na hora da crise? Por maior que seja a sua crise, saiba que Deus está no trono!
Nele podemos confiar e descansar, o seu trono é eterno e inabalável e nunca perde o controle da situação.


Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...