domingo, 18 de agosto de 2013

Aliança de Sangue parte 2

Gn. 19:1-22 
Int. O costume oriental de hospitalidade nos dá muitas lições de Aliança. Quando um hóspede atravessava o limiar da casa, o dono da casa entrava numa aliança de hospitalidade, tomando a responsabilidade de protegê-lo ainda que isto lhe custasse  a vida.
Enquanto isto o hóspede, o seu lado na aliança era o de respeitar as regras da casa. Concordar com as direções e se submeter ás decisões do anfitrião, do contrário esse hóspede seria amaldiçoado.
Ló tinha tomado a decisão errada de ir morar em Sodoma, mas conhecia  muito bem os princípios de uma aliança.

C.M. Anjos vieram visitar a Ló para alertar sobre  a destruição da cidade, sem saber que eram anjos Ló hospedou eles em sua casa, então começou a valer a aliança da hospitalidade.
Durante muito tempo tive dificuldade em lidar com este texto por achar que Ló não amava suas filhas porque estava disposto a entregar elas para aqueles homens cruéis para proteger seus hospedes.
Mas a aliança dos hospedes eram protegê-los  até as últimas consequências.
Esta aliança era tão forte naquela cultura que poderia custar à vida de uma família inteira, de um lado proteção, do outro a submissão. Tudo deveria ser feito para proteger a integridade do hóspede.
Você sabia que Jesus quer seu hospede?
Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo. Ap. 3:20.
Isto é um privilegio nosso.
Ao mesmo tempo em que Jesus quer nosso hospede ele também disse que é a porta. João 10:7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Ou seja; ao mesmo tempo em o rebemos como hospede, podemos desfrutar de sua proteção. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Sl. 91:10.
Em todas as casas que Jesus entrou ela ficou marcada por sua presença. Entrou na de Zaqueu sua vida foi mudada para sempre.
Foi assim na casa de Maria, na casa de Pedro, e será assim na sua casa também.
Você esta disposto a convidar Jesus para ser seu hospede?
Dois discípulos que voltava desiludido, decepcionados, tinham desistido dos seus sonhos, encontraram-se com no caminho e convidaram ele para entrar em sua casa. ... E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. Lc.24:29-32
A partir daquele momento se levantaram e seguiram confiantes, com uma forte convicção, não estamos sozinhos, Jesus ressuscitou e esta conosco.
Há uma pressão muito grande da sociedade moderna, mídia, para deixarmos Jesus do lado de fora, sem se intrometer em nossas vidas.
Somos desafiados a criar o nosso próprio caminho, enquanto Jesus diz que ele é o caminho a verdade e a vida.
 Somos encorajados a viver aleatório a vontade de Deus, como se fossemos dono da verdade absoluta.
Mas através de uma aliança podemos desfrutar das maravilhosas bênçãos de Deus para nós e nossa casa.
Jesus como porta do aprisco das ovelhas descrito e no evangelho de João dez, ele diz que dá a vida por suas ovelhas, isto é; ele entra em uma aliança de hospitalidade conosco.
Aliança esta aonde o anfitrião precisa proteger seus hospedes mesmo que isto lhe custe à própria vida. Ele um dia que precisou dar sua vida na cruz para proteger-nos, e assegurar-nos. Mas muitos ainda hoje têm rejeitado tal proteção. “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Eis que a casa de vocês ficará deserta. Eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor’”. Lucas 13:34-35
Jesus quer pousar em sua casa, ele esta bate em portas aqui hoje, será que vai encontrar lugar em sua vida.
No seu nascimento ninguém quis hospedá-lo, precisou nascer em uma manjedoura por falta de uma casa que lhe hospedasse.
Mas a bíblia diz que Deus não leva em conta o tempo de nossa ignorância. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At. 17:30).

C. Hoje convém Pousar em tua casa: Foi esta palavra que Jesus falou para Zacarias, em contrapartida Zaqueu recebeu com alegria Jesus em sua casa.
Resultado, sua vida completamente transformada pela presença de Jesus naquela casa.
Quando Deus anuncia a decima praga sobre o Egito, a proteção da família contra a morte era o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas.
Somente a presença de Jesus pode proteger sua casa, sua família, faça uma aliança com ele hoje.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...