sexta-feira, 26 de julho de 2013

Haja graça e graça

 Zc. 4:6-7

Zorobabel é um líder israelita mencionado no Antigo testamento da Bíblia que teria liderado o retorno do primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam no cativeiro babilônico, fato histórico ocorrido após 539 a.C., quando o rei Ciro da Pérsia havía ocupado a Babilônia.
Ao estabelecer-se na terra prometida, trabalha pela reconstrução do Templo de Jerusalém, completando a obra em torno do ano 515 a.C., com muita persistência, tendo enfrentado uma interrupção das atividades durante um período de dez anos.
Seu nome é citado na genealogia de Jesus Cristo nos versos 12 e 13 do capítulo 1 do Evangelho segundo Mateus e no verso 27 do capítulo 3 do Evangelho segundo Lucas, mencionado como filho de Selatiel, neto do rei Jeoaquim, da descendência de David. Porém, a sua história é contada por Esdras, sendo mencionado ainda em outros livros do Antigo Testamento como em II Crônicas, Neemias, Ageu e Zacarias.
Apesar do Antigo Testamento não mencionar nada sobre os descendentes desse personagem, o Evangelho segundo Mateus menciona Abiúde como seu filho.

C.M. Este homem diante de uma grande desafio, voltou do CATIVEIRO na qualidade de governador dos judeus.

-Restabeleceu o culto e reconstruiu o Templo, mas não foi uma tarefa fácil devido a forte oposição que enfrentou.
Embora tivessem começado com carinho e prestezas acomodaram-se por causa das dificuldades e o trabalho foi paralisado.
-Os inimigos, samaritanos, que prejudicaram a obra fazendo-a ficar parada por mais de 15 anos, fez com que os judeus ficassem acomodados e desanimados, outro motivo era que o templo era inferior ao de Salomão.
-Quando Zorababel estava enfraquecido Deus fala com ele e o coloca de pé novamente. (v.6-7).
Algumas lições que aprendemos quando não temos mais força para continuar.

1-Não por força: Tuas forças acabaram, não tem ânimo para continuar? É nesta hora que Deus entra com sua providência, surge como nosso socorro na hora da angústia. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1.
É nele, e por ele que estamos de pé, ele não se cansa, ele é o nosso Deus que nos coloca de pé e faz o que não podemos fazer.
Pare de tentar sozinho, de uma chance para Deus ajudar você.

2-Nem por poder: Inteligência, capacidade, determinação, ousadia, dinamismo são qualidades importantes para quem quer vencer. Porém em algumas situações embaraçosas de nossas vidas elas não serão suficientes.
As vezes pessoas que possuem tais qualidades sente-se autossuficientes, acham  que podem e vão conseguir na força do seu próprio braço.
No final ficam cicatrizes, marcas profundas, resultados do fracasso de pessoas que achavam que podia na raça e coragem vencerem sozinhas.
Outros porque possuem fama e dinheiro também são vitimas deste sentimento de autossuficiência, por isto muitos estão a beira de um colapso nervoso, a ponte de desistir de tudo.
Mas a palavra de Deus é clara, não é por poder ou por força, é pelo seu espirito.

3-Na força do Senhor: Quando ousamos depender desta força somos surpreendidos por algo que nunca imaginávamos que pudesse acontecer. Pedro tinha pescado a noite toda e não tinha pescado nada, Jesus manda-o novamente para alto mar e lançar sua rede, numa hora impropria para pescar, veja a resposta de Pedro.
“Mestre pescamos a noite toda  e nada apanhamos, mas sobre tua palavra lançarei a rede”.
O resultado foi simplesmente surpreendente, ele quase não acreditava no que estava vendo. Isto é o que ele pode fazer por você, o que nem você e nem mínguem pode, porque ele é o Deus do impossível.
Talvez você esteja pensado, mas o meu problema é grande de mais...
Deus esta dizendo para você:

4-Quem é és tú ó grande monte? Diante de Zorababel serás uma campina. Quem é este probleminha diante do grande Deus todo poderoso?
Foi desta maneira que Davi viu golias, que Daniel viu a cova cheia de leões, seus amigos viram a fornalha de fogo ardente.
Você vai vencer  porque Deus esta contigo, este problemão para Deus é probleminha insignificante creia nisto! Esta grande problema diante você é nada diante do nosso Deus.

5-Pedra de remate: É o mesmo significado que pera angular, sim a mesma que muitos edificadores rejeitaram.
Esta pedra tem nome, é Jesus, significa que Jesus é base de nossa vitória. Uma construção naquela época sem esta pedra, era uma construção sem alicerce, ou seja; era apenas uma questão de tempo para ela cair.
Sem Jesus a qualquer hora a casa pode cair, mas se ele for o nosso alicerce, pode vir a chuva, soprar o vento, estaremos firmes. Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.Salmos 20:6-8

6- Graça e graça sobre ela: Graça é um conceito teológico fortemente enraizado no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos.
Isto significa que nele e por ele que vem a nossa vitória, em nenhum momento é mérito nosso.

 C. Podemos vencer sim, porque não depende de nós, depende dele; a pedra de remate.

Como que não depende de mim, que é pela graça de Deus, por isto podemos descansar  nele. Sl. 37:4-5.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...