quarta-feira, 3 de julho de 2013

Perder ou Ganhar.

 Jo. 4:1-30
A nação brasileira vibrou com a expressiva vitória do Brasil sobre a Espanha, conquistando o tetra campeonato da Copa das Confederações. Numa nação marcada por tantas tensões nestes últimas dias, essa vitória foi como que um calmante. Porém, a alegria do futebol dura pouco. No futebol enquanto uns celebram, outros choram. Existe, porém, uma alegria permanente, duradoura e eterna que não se evapora depois de uma competição. Essa alegria só Deus pode dar. Essa alegria é mais do que um sentimento. Essa alegria é uma pessoa. Essa alegria é JESUS! Mas há um outro jogo e mais importante do que este: o jogo da sua vida. Sua vida está em jogo. Talvez você já esteja na marca do pênalti. Talvez você já esteja levando de goleada. Talvez a derrota parece inevitável. Mas, nesse momento você pode ter um encontro com Jesus, o Filho de Deus. Ele pode mudar o cenário da sua vida. Ele pode reverter o jogo da sua vida. Ele pode dar a você uma vitória gloriosa e permanente. Entregue sua vida a ele e seja mais do que vencedor. No futebol ganha o mais hábil, o mais forte, o mais capaz. Mas, no jogo da vida, a vitória não vem pelo nosso esforço nem pelas nossas obras. Nossa vitória vem de Deus, é fruto da sua graça, resultado de sua misericórdia!

C.M. Esta mulher no jogo da vida estava levando uma goleada histórica, daquelas em que a torcida grita olé!
Sua vida sentimental e emocional estava destruída.
Sua vida familiar também, o inimigo estava humilhando aquela pobre mulher.
Sem amigos, sem pessoas próximas para lhe estender a mão, tudo caminha para um final muito triste para esta mulher.
Situação parecida existe milhares de pessoas, e as vezes muito próximo de nós.
E porque isto acontece já que na maioria das vezes são pessoas de bem, de boa índole?
Talvez os versículos oito e nove nos ajudem nesta resposta.

Jesus pede água para provocar uma conversa, então através da sua resposta percebemos o quão distante de Deus ela estava.
Ela começa falar de ódio, rancor que havia entre judeus e samaritanos.
Veja a resposta de Jesus:

1-Se conheceres o dom de Deus: E qual é este dom de Deus? Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
Não conhecer o dom de Deus que se resume na salvação, é não conhecer o seu amor seu perdão e sua misericórdia que se renova a cada manhã.
É viver o lado amargo da vida, com o coração cheio de rancor que vai resultar numa vida amarga, cheia de insatisfações.
Talvez seja por isto que a depressão se tornou o mal do século, e nossos jovens estão se afundando no submundo das drogas.
Talvez seja por isto que muitos estão desistindo da vida, desistindo da família, de um sonho, porque não conhecemos o dom de Deus.
Não conhecemos sua graça e seu perdão e por isto mendigão o pão da alegria.

2-E quem é que te pede: Esta mulher não conhecia Jesus, embora estivesse tão perto dela.
Achamos que também o conhecemos, mas nossas atitudes diante de fatos e situações mostram que não o conhecemos, ou conhecemos superficialmente.
Porque se de fato o conhecemos em vez de tentarmos sozinhos pediríamos a sua ajuda, em vez desespero confiaríamos na sua provisão, em vez angústia descansaríamos nas suas promessas.
Jesus esta tão perto de nós e não conseguimos perceber sua presença porque estamos focados unicamente no problema, e não sobra espaço para ouvir o que tem ele para me dizer, e muito menos sentir sua presença.
Enquanto Jacó não percebeu que Deus estava com ele, correu em desespero para tentar salvar sua vida. Mas quando ele percebe que Deus estava com ele, descansou e encontrou tempo para adorara Deus. Gn. 28:11-22.
Num momento ele esta desesperado, com medo e com muitas incertezas, no outro momento estava adorando a Deus com muita paz no seu espirito. Isto porque agora no segundo momento ele perceberá que Deus esta ali com ele.

3-Tu lhe pediria e ele te daria água viva: Significa água corrente, que nunca acaba esta num fluir continua sobre tua vida.
Esta água que Jesus oferece é o seu poder que vem como forma de alívio, para tirar toda inquietude da sua alma.
Vida abundante, realizações, aberturas de portas, alegria verdadeira que só ele pode dar.
Refrigério para alma, Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28.
Ela só precisava beber da água que Jesus lhe oferecia!
Nos podemos beber desta água também, deixando ele ser Deus em nossas vidas e confiando em suas promessas.

C. Esta mulher esta perdendo feio, de goleada, e tudo se encaminhava para um fim melancólico.
Não havia perspectiva de vida melhor para ela.
Então Jesus surge no cenário, sua vida foi transformada radicalmente, ela se tornou uma mensageira  das boas novas.
Todos que a conheciam e agora a viam falando tinham certeza que algo tinha mudado em sua vida.
Foi uma grande mudança porque ela permitiu Jesus mudar sua vida.
No jogo da vida ela perdia de goleada, uma virada parecia impossível, mas este detalhe é uma especialidade de Jesus. Perder ou ganhar é uma questão de escolha, se escolher Jesus a possibilidade de derrota é zero.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira


Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...