MENU

domingo, 30 de junho de 2013

O Homem bem Sucedido

Texto: Js. 1:8 .
Int. Atualização, globalização, sucesso, conquista, poder e enriquecimento, esse pode ser para muitos o perfil do homem globalizado. Um homem de sucesso é aquele que alcançou sucesso e riqueza após anos de estudos e dedicação; um homem bem sucedido é aquele que conquistou riquezas e poder em tudo à sua volta, correto? Nem sempre! Sucesso não está relacionado diretamente ao poderio de alguém; riqueza e poder, não são sinônimos de sucesso. Infelizmente, o homem do século XXI é mais propício a ser psicologicamente doente do que saudável.
A história mostra que muitos destes “bem sucedidos” estão hoje no fundo do posso, vivendo em uma grande miséria psíquica. Não tem qualidade de vida, não conhece a verdadeira alegria, vivem esmagados pelo sistema que o força a buscar felicidade em todos os lugares, menos na verdadeira fonte que é Jesus.

C.M. Na bíblia encontramos algumas dicas para um homem de sucesso, para que ele seja bem sucedido em todos os aspectos da vida.
Josué diante de uma missão dificílima recebe instruções de Deus para ter sucesso na sua caminhada até a terra prometida.
Uma receita bem simples da parte de Deus para que seu servo Josué alcançasse o sucesso.
1-Não cesse de falar deste livro da lei: O homem bem sucedido tem o hábito de falar a respeito da palavra de Deus para seus amigos, familiares, colegas e etc.
Cumprindo esta determinação de Deus nos fará pessoas bem sucedidas tanto em qualidade de vida, como também em nosso relacionamento com Deus.
Primeiro porque qualidade de vida precisa de relacionamento com as pessoas, e falar da palavra sem cessar como Deus nos pedes, nos a oportunidade de relacionamentos que vai resultar em amizades sinceras e alegrias inimagináveis.
Segundo porque relacionamento com Deus se alcança através obediência a sua palavra, compromisso com seu reino.
Começa então um fenômeno, as benção que sempre corremos atrás acontecem naturalmente me nossas vidas.
Quando a Igreja entende este mistério, não haverá mais a necessidade correr atrás do pregador tal, da igreja tal, porque ela entendeu agora que é cooperando com o crescimento do reino de Deus as bênçãos virão e o alcançaram. Dt,26.
Medita nela de dia e de noite: Meditar nos fale em aprender, não somente ouvir, mas aprender esta palavra.
O aprendizado passar por dois processos, ouvir e praticar.
Aquilo que eu aprendo ouvindo, meditando, se eu não coloco em prática logo eu esqueço.
Só há uma maneira ser um homem bem sucedido, é sendo um homem de Deus que tem na sua palavra (bíblia) o manual para uma vida de sucesso.
Veja se você está dentro do perfil destes bem sucedidos cristãos descritos nas Sagradas Escrituras.
1.            Jó 5:17 Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.
2.            Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
3.            Salmos 32:1 Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.
4.            Salmos 32:2  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.
5.            Salmos 34:8  Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
6.            Salmos 40:4  Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
7.            Salmos 41:1 Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.
8.            Salmos 65:4  Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa—o teu santo templo.
9.            Salmos 72:17  Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado.
10.          Salmos 84:5  Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
11.          Salmos 89:15 Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
12.          Salmos 94:12 Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei,
13.          Salmos 112:1 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.
14.          Salmos 128:1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
15.          Salmos 144:15  Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!
16.          Salmos 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

C. Ao final de sua vida o apostolo Paulo que foi um homem bem sucedido faz um a balanço de sua vida.
O apóstolo Paulo foi o maior bandeirante do Cristianismo. Plantou igrejas nas províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Pregou nos lares e em lugares públicos. Viajou por mares e desertos. Percorreu cidades e vilarejos. Pregou com entusiasmo e fervor. Foi preso, açoitado e apedrejado. Enfrentou naufrágios e toda sorte de ameaça. Terminou seus dias pobre e cheio de cicatrizes. Porém, nem todos os Césares de Roma influenciaram tanto a história como ele. Na sua segunda prisão em Roma, de onde saiu para o martírio fez um balanço da sua vida. Primeiro, olhou para o passado disse: "Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé".
Segundo, olhou para o presente e disse: "Já estou sendo oferecido por libação e o tempo da minha partida é chegado".
Terceiro, olhou para o futuro e disse: "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual, o Senhor, reto Juiz me dará naquele dia".
E você, qual é o balanço que você faz da sua vida?
Josué chegou ao final de sua vida com começou, “na presença de Deus”.
Num momento em muitas famílias estavam sendo destruídas ele pode dizer!
EU E MINHA SERVIREMOS AO SENHOR!

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

PALAVRA DE VIDA