segunda-feira, 25 de março de 2013

As Talhas


Jo. 2 
Houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia . . . Jesus e seus discípulos foram também convidados para a festa de casamento. Quando o vinho estava escasseando, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Eles não têm vinho.’” Este incidente criou as circunstâncias para o primeiro milagre de Jesus. João 2:1-3. Não era este problema insignificante demais, trivial demais, para ser trazido à atenção de Jesus? Certo erudito bíblico explica: “A hospitalidade, no Oriente, era um dever sagrado . . . A verdadeira hospitalidade, especialmente numa festa de casamento, exigia uma superabundância. Se os suprimentos acabassem numa festa de casamento, a família e o jovem casal nunca se redimiriam da vergonha que teriam passado.”
Portanto, Jesus agiu prontamente. Ele notou “ali seis talhas de pedra, para água, conforme exigidas pelas regras de purificação dos judeus”. A lavagem ritual antes das refeições era costumeira entre os judeus, e exigia uma boa quantidade de água para cuidar das necessidades dos convidados. “Enchei com água as talhas”, ordenou Jesus aos que serviam os convidados. Jesus não era “o diretor da festa”, mas falou de forma direta e com autoridade. Diz o relato: “Ora, quando o diretor da festa provou a água . .
*Todas as tradições dos anciãos formam o Talmude, que é uma espécie de enciclopédia das tradições judaicas, que os judeus usam como suplemento das Escrituras. Entre essas regras havia aquelas que orientavam a lavagem das mãos antes e depois das refeições. Esses ritos nada tinham a ver com a higiene física, mas eram pura religiosidade. Jesus critica os judeus por guardar as tradições dos homens e esquecer os mandamentos de Deus

C.M. As talhas significam nossas vidas que muitas vezes estão cheias de religiosidade, mas vazia da presença de Deus. Cheias de pecado e impurezas por pensarmos que simplesmente boas obras nos salvará.
As águas que estavam nas talhas eram apenas rituais que não serviam para nada. Não podiam produzir mudança de vida.

As talhas contêm apenas água: sem sabor, cor, cheiro. Após o milagre de Cristo teve:
1º Cheiro de Cristo: 2 Coríntios 2:15 (TB)  Pois para Deus somos o bom cheiro de Cristo nos que são salvos e nos que perecem:
Exalar o perfume de Cristo é demonstrar uma mudança verdadeira, demostrar na prática o perdão, amor ao próximo, domínio próprio, caráter.

2º   Sua vida terá sabor: Mateus 5:13  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Nossa responsabilidade restaurar o sabor nas pessoas. Muitos perderam a alegria de viver, não tem prazer em viver.

3º Pelo sangue de Jesus seremos mais branco do que do que a pura lã: Isaías 1:18  Vinde, pois, arrazoemos, diz Jeová: ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Toda mancha em sua vida será limpa pelo sangue de Jesus.
Nos tempos de Jesus havia alguns grupos religiosos que foram severamente admoestados por Jesus.
FARISEU [Separado; Separatista]
Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados Mt. 23.25-28. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais At 23.8. Os fariseus não se davam com os SADUCEUS.
SADUCEU
Membro de um pequeno mas poderoso grupo religioso dos israelitas. Faziam parte desse grupo os sacerdotes e as pessoas ricas e de influência. Os saduceus baseavam os seus ensinamentos principalmente no PENTATEUCO. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos. Os saduceus não se davam com os
Estes grupos de pessoas nunca aceitaram a Jesus nem as obras que ele fazia. Estavam sempre prontos para refutar sua mensagem.
Porque a religião e tradições taparam seus olhos de maneira que não enxergavam seus graves erros.
Desconheciam totalmente a linguagem do amor, perdão, compaixão. Por isso não entendiam a mensagem de Jesus.
C. Tua vida hoje pode mudar? Jesus precisa entrar  em tua casa em espírito em verdade, não atravéz de imagens. Sl. 115:1-8
Jesus transformou água em vinho porque é Deus do impossível, pode mudar aquela pessoa que você nunca que pudesse mudar. Isto porque ele é real, pagou um preço para abençoar você.
Jesus quer hoje mudar sua vida, transformar você em um agente transformador e restaurador de vidas.
Sua vida será impactada por sua presença, e você impactará há muitos porque este é o propósito dele em sua vida.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...