segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Coragem de Obede-Edom,



TEXTO II Samuel 6:11
Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.
Israel estava em trevas. Os inimigos haviam levado a arca do Senhor, que representava a própria presença de Deus no meio do seu povo. Por longos anos ela estivera na mão dos filisteus. Entretanto, o rei Davi ao assumir o trono, resolveu trazê-la de volta. O problema é que ele tentou fazê-lo à sua maneira e não à maneira de Deus.

1- O SENHOR NÃO SE MOLDA ASO NOSSO PADRÕES PARA QUE POSSAMOS SERVI-LO
O caso de Uzá, MOSTRA QUE  Deus não se moda aos padrões dos homens de tentarem servi-lo. Em Perez-Uzá, Deus deixou claro que não se pode trazer a sua presença sob de qualquer jeito, descompromissado. Davi havia preparado um carro novo para levar a arca, não atentando para o fato que a glória de Deus e a santidade andam juntas. Ao desprezar a ordem divina de que a arca deveria ser conduzida sobre os ombros dos sacerdotes, ele pagou um preço. Um homem morreu ao tocar indevidamente na arca. Parece estranho Uzá ter morrido quando seu coração estava cheio de boa vontade. Porém fica a lição, de qualquer jeito, sem compromisso, fidelidade a presença de Deus não será atraída.
Porque  a arca deveria ser carregada nos ombros e não em carros, ainda que seja novo como fez Davi.
A arca era pesada, dava trabalho para carregar, carregar a presença de Deus em nossas vidas dá um certo trabalho também, mas benção nos alcançará com toda a certeza.
 Hoje, muitos estão fazendo a opção de Uzá, buscando um evangelho “ligth”, sem peso nos ombros, sem princípios, sem sacrifício. O Senhor não está nisso! As pessoas de forma geral querem a presença de Deus, mas não querem pagar o preço para tê-la.

2- DEUS ABENÇOA SOMENTE ÀQUELES QUE TEM A CORAGEM DE SE ARRISCAR PARA TER COMPROMISSO VERDADEIRO E COLOCAR SUA VIDA E SUA CASA À DISPOSIÇÃO DO SENHOR
Aquele era um momento de grande responsabilidade e extrema oportunidade. A presença do Senhor que por tanto tempo estivera longe, agora estava ali, disponível. Um avivamento estava prestes a acontecer em Jerusalém, mas quem pagaria o preço por ele? É então que entra na história Obede-Edom, um homem disposto a não perder aquele momento. Quando ninguém queria arriscar-se num compromisso tão sériol com Deus, ele abre as portas de sua casa para a presença de Deus.
Deus se agradou de Obede-Edom porque ele teve atitude e decidiu não perder a oportunidade de mudar a história de sua vida e de sua família. Obede-Edom decidiu que aquela era a sua grande chance de sair da mediocridade!
Seu nome significa “servo de Edom” e os edomitas eram um povo amaldiçoado, descendentes de Esaú, alguém que vendera seu direito de primogenitura por um prato de lentilha, mas resolveu não perder a chance de mudar de vida!
Ele abriu a porta de sua casa e envolveu sua família no propósito de receber ali a presença do Senhor.
ELE TEVE MUITA CORAGEM
Diante do que havia ocorrido (a morte de Uzá por tratar a arca de uma maneira leviana) este homem poderia simplesmente manter a porta de sua casa fechada e não comprometer sua família, mas ele sabia que Deus ama a família e tem um projeto lindo para ela. “Cada crente um ministro, cada casa uma igreja”...
Nós precisamos fazer de nossos lares um lugar para a glória de Deus. Tem que haver altares em nossa intimidade... A igreja de Jesus Cristo nasceu assim, no templo, mas também de casa em casa. É Preciso coragem para entrega sua vida, sua família, seus dons, suas finanças nas mãos de Deus.
É preciso coragem para estufar o peito e dizer em alto e bom som, EU SOU DE JESUS, EU SIRVO A JESUS!

3- A PRESENÇA DE DEUS SÓ PODE SER DESFRUTADA POR AQUELES QUE ACEITAM OS DESAFIOS DE UMA VIDA DE SANTIDADE
Sabe por que Obede-Edon aceito o desafio? Ele organizou o seu ambiente familiar e pessoal em torno da arca, submetendo-se às regras de Deus para ser abençoado. O caso de Uzá, demonstrava que o Senhor não se modela ao nosso jeito para servi-lo. Podemos deduzir que, se a presença de Deus destruiu Uzá, mas abençoou a Obede-Edom, foi porque este fez as coisas que agradou a Deus.

4- A PROSPERIDADE DO SENHOR É PARA AQUELES QUE ZELAM A PRESENÇA DE DEUS EM SUAS VIDAS
O evangelho “ligth”  sem compromisso não agrada a Deus, a casa de obede-edon foi abençoada em todos os níveis.
A bíblia diz que Deus abençoou sua casa e tudo o que ele tinha, ou seja; trouxe prosperidade pra sua vida também.

C. Não se engane, riqueza não é prosperidade! Prosperidade somente Deus pode dar através de vidas compromissadas com ele.
Prosperidade vai muito além de adquirir patrimônio, é adquirir patrimônio aonde a traça e a ferrugem não corrói.
Prosperidade é você adquirir sem abrir mão da presença de Deus, saber o tesouro maios que possui  foi o que Jesus conquistou de graça na cruz por nós.

Deus abençõe sua vida!

Pastor Luciano Silveira
 

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...