sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Força da Igreja


 1Co. 12,13

Int. Jesus veio estabelecer uma igreja forte, por isso disse a Pedro: Tú és pedra, e sobre esta pedra edificarei minha a igreja.
Pedra nos dá a ideia de alicerce forte, consistente, totalmente contrário a areia.
Falando sobre os fundamentos da Igreja Jesus disse: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:24-27

C.M. Uma Igreja que prevalece é uma Igreja  bem alicerçada, com uma boa base.
Interessante notar que Paulo primeiro fala da unidade da Igreja e no capitulo seguinte, fala sobre o amor.
Primeiro a Igreja tem que entender o que é unidade, para depois falar de amor.
Paulo faz analogia com o corpo humano para nos mostrar o que é uma Igreja unida.
1-Deus colocou cada membro do lugar que ele bem quis, e não cabe ao membro reclamar porque esta ali.V16-17
Onde Deus nos colocou para trabalhar, seja limpar banheiros, deve ser feito com alegria e disposição para que sejamos aprovados por ele. Sede fiel no pouco, e sobre o muito te colocarei, não começamos um edifício pelo telhado; mas pelo alicerce.
Aonde Deus te colocou, faça a diferença, bem feito, demostrando amor e dedicação.

2-V22 todos tem muita importância na obra de Deus
Ninguém é indiferente pra Deus, somos peças importantes no seu plano de redenção da humanidade, Deus conta com cada um de nós.
O fraquinho, que parece que não serve pra nada, tem uma importância muito grande, seja na oração, intercessão, evangelismo, etc. O certo é que Deus não dispensa ninguém.  
A igreja às vezes precisa aprender com a natureza, pra não dizer com animais o que é unidade, e a importância de cada um!
O que os animais fazem quando estão em bando? Um cuida do Outro.
Os gansos selvagens é um ótimo exemplo disso: Podemos aprender muito com os gansos selvagens.
Quando um ganso bate as asas, por exemplo, voando numa formação em V, cria um vácuo para a ave seguinte passar, e o bando inteiro tem um desempenho 71% melhor do que se voasse sozinho.
Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo da ave imediatamente à frente. Quando um ganso líder se cansa, ele passa para trás e imediatamente outro assume seu lugar, voando para a posição da ponta. Na formação, os gansos que estão atrás grasnam para encorajar os da frente a aumentar a velocidade. Se um deles adoece, dois gansos abandonam a formação e seguem o companheiro doente, para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou venha a morrer.
Só depois disso eles voltam ao procedimento normal com outra formação ou vão atrás de outro bando.

3-Na unidade do corpo todos se alegram com todos: A vitória de um, é vitória de todos, o choro de um, é o choro de todos. V26
O diabo treme e corre de uma Igreja que conhece e pratica unidade.
“Tá amarrada, te repreendo,” não passam de jargão, palavras sem nenhum efeito no mundo espiritual sem a força da unidade que é uns dos propósitos de Deus para sua igreja.

4-A divisão é proposito satânico para destruir a Igreja,V25: Como pode Satanás expulsar Satanás? E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. Marcos 3:23-26
Lutas, perseguições, não para a Igreja, temos o exemplo clássico disto na vida da Igreja primitiva; mas a divisão, esta sim pode para esta obra.
Imagine a perna direita querendo direita puxando para direita, e a esquerda para a esquerda!
O corpo simplesmente não anda, se arrasta, sofre. O responsável pela a unidade do corpo são os próprios membros!
É uma responsabilidade intrasferível, é minha e não do meu irmão. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão Mateus 5:23-25
Não adianta culpar o irmão tal, eu sou o responsável pela unidade do corpo, porque faço parte deste corpo.

A unidade é  um dos alicerces da Igreja, um outro ingrediente indispensável é o amor.
Veja que Paulo esta sequencialmente falando dos dois assuntos, exatamente porque não há unidade se não houver amor e vice-versa.
Ele começa falando no V1 que não importa quem sejas, o tamanho da tua conta bancaria, o tamanho da unção, os muitos dons que esta sobre tua vida, o tamanho do ministério, se não conhecera praticar a linguagem do amor, “nada serei”
Aos olhos de Deus seremos nada ao quadrado sem amor, porque fazer as coisas automaticamente, as máquinas fazem, amar somente os que nos amam, os ímpios também fazem.
Não somos apenas pessoas, “somos filhos de Deus nascidos em amor”, portanto precisamos demonstrá-lo diariamente.
Não é com palavras. Eu te amo, é com atitudes que se demonstra este amor, V4.
Este versículo fala em ciúmes, isto é coisa de menino, pessoas que ainda não cresceram na fé, embora talvez esteja a muito anos na Igreja.
O V11 Paulo cita seu próprio exemplo de meninice, o qual ele cresceu e amadureceu na fé.
Um menino, é de uma faixa etária de 03 a 16 anos talvez menos ou talvez mais, mas o eu quero enfatizar é que um menino nesta faixa de idade tem muito pouca força, pouca sabedoria, quase nenhuma experiência, e sabe muito pouco a respeito da vida.
Vejo então um prejuízo muito grande, a nível de ministério, experiência com Deus quando as pessoas não crescem.
Os pais evitam conversar certo assuntos com os meninos porque eles não esta preparados ainda, da mesma forma Deus em muitas ocasiões adia seus planos em nossas vidas, porque ainda não crescemos o suficiente para receber o que ele tem pra nós.

C. Quem não conhece ou não pratica a linguagem do amor ficará menino pra sempre.
Os prejuízos são enormes, mal testemunho, não ganha ninguém para Jesus, em muitos casos promove divisão na Igreja, murmura, reclama, fala mal, oscila na fé.
Paulo deixou de ser menino e passou ser homem cheio do poder do Espirito Santo, fez diferença, pagou um altíssimo preço para que a vontade de deus se cumprisse em sua vida.
Isto é amor...

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...