domingo, 2 de setembro de 2012

Um encontro Inusitado


 texto: João 4:1-30

Int. Esta passagem fala de um encontro inusitado, do perfeito com o imperfeito, do rejeitado e humilhado com o acolhedor e restaurador.
 O texto diz que ela foi buscar água ao meio-dia (hora sexta, v.6), isto, para não se encontrar com ninguém no poço.
O horário de se buscar água era pela manhã.
 Ela vivia fugindo, se escondendo. Tinha vergonha de si mesma.
Geralmente as mulheres iam em grupos para pegar água ou lavar roupa.
Tudo isto mostra que esta mulher era rejeitada, desprezada, mal vista pela sociedade, onde poucos queriam contato com ela porque achavam  que ela não era um bom exemplo nem uma boa companhia.
O fato de isto acontecer era porque ela não parava com marido, já tinha se casado com cinco, e o atual não era marido dela, ou seja; era de outra.

C.M. Por esta razão ela não era feliz, havia um buraco aberto em sua alma, um vazio muito grande que ela tentava preencher porque queria ser feliz.
A bem da verdade, ser feliz é um desejo de todo o ser humano, e não há problema nenhum quanto a isto.
O problema muitas vezes é a fonte desta felicidade é errado, e em vez de alegria, felicidade a consequência é mais frustração e decepção.

O encontro com Jesus

Esta mulher foi surpreendida com um pedido de água por Jesus, na verdade esta mulher imaginou quem sabe seria um aproveitador querendo tirar vantagem. Argumentou sobre o fato dos judeus não falarem com os samaritanos.
*As vezes as pessoas tem medo de se aproximar de Jesus porque associam Jesus a religião, fanatismo, e tantas barbáries que se vê em nome do sagrado.
*Jesus lhe oferece então água viva: Jesus disse se tu soubesses quem é te pedi, tu pediria e eu te daria água da vida. Se ao menos as pessoas tivessem ideia do que Jesus é capaz de fazer na sua vida, família...
A mulher argumenta: És tu maior que nosso pai Jacó? Na verdade ela estava apegada a tradição do tipo, eu aprendi assim, vou ser sempre assim. Ela tinha suas próprias convicções, não estava disposta a abrir mão delas.
*Jesus oferece água que sacia a alma: Aquele que porem beber da água que eu lhe der jamais terá sede, isto é; ele mata a sede da nossa alma, cura a ansiedade, o stress, depressão que tem sido a causa da ruína de muitas pessoas.
Jesus se apresenta como solução para uma alma doente, uma família destruída, um problema sem solução.

Lições

1-Mesmo aquela mulher sendo mal vista pela sociedade Jesus não teve nenhum preconceito em se aproximar dela para abençoá-la.
Jesus te ama do jeito que você é e pronto, se você quiser e deixar ela vai te restaurar e mudar sua vida também.

2-Jesus em nenhum momento fez qualquer tipo de julgamento: Jesus quer e te abençoar, mudar tua vida e tua historia, sarar tuas feridas.  Quem sabe até você mesmo tem vergonha de você e de tuas atitudes, mas Jesus não tem vergonha nenhuma e nem arrependimento de ter morrido por você. Porque seu desejo é resgatar sua vida para que você experimento a verdadeira alegria que só nele você pode encontrar.

3-Jesus em nenhum momento fez alguma acusação: Enquanto a sociedade era cruel em seu julgamento, Jesus apenas lhe mostrou a solução para ela mudar de vida.
É o que Jesus esta fazendo com você hoje, lhe mostrando que ele é o único caminho para que você saia desta vida e desfrute do melhor que ele tem para você sua família.

4-Ele entende você como ninguém mais: Aquela pobre mulher era vista com prostituta, indigna, vadia pela sociedade, mas Jesus percebeu e entendeu que seu problema era uma sede na alma, um vazio existencial, um desejo de ser feliz, que a levou a buscar esta felicidade em fontes erradas.
Jesus entende você, por isso hoje ele mostra para você o verdadeiro sentido da vida, se apresenta como solução para você.

5-Ele acredita em você: Na ótica da sociedade qual seria o futuro daquela mulher? Com certeza seria nebuloso, escabroso, difícil, sem chance pra ela, como muitos gostam de dizer: Fulano não tem jeito, Beltrano é um caso perdido, Sicrano é perca de tempo.
Mas e Jesus? Ele viu aquela mulher como uma peça importante na sua obra, uma ferramenta indispensável na evangelização.
E ela correspondeu, levou muitos para conhecer Jesus e ser abençoado por ele. Correspondeu porque Jesus acreditou nela, e ele acredita em você também, precisa você acreditar e corresponder com as expectativas que tem a teu respeito, diga-se de passagem; são as melhores possíveis.

C. Verdadeiramente a água que Jesus de a ela trouxe muita alegria a ela, por isso foi correndo dizer às pessoas que tinha encontrado a fonte da verdadeira alegria. Sua convicção e entusiasmo eram tanto que convenceu a muitos ir ao encontro de Jesus.
Jesus marcou este encontrou com você aqui, quem sabe é um

Deus abençõe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...