domingo, 29 de julho de 2012

Até onde Deus pode nos Ajudar


 ISm. 7:17

Int. Ebenézer era uma aldeia que marcou profundamente os israelitas, porque seu significado é PEDRA DE AJUDA!
Mas curiosamente foi um local de duas derrotas deste povo, então fica a pergunta. Até aonde Deus pode nos ajudar?
I Sm 4:1-2 - Israel foi derrotado pelos filisteus, morreram cerca de quatro mil homens.
I Sm 4:10,11  – Israel foi derrotado pelos filisteus  – morreram trinta mil homens, e a arca da aliança foi tomada pelos inimigos.
Como explicar isto? A resposta esta na própria bíblia nos responde isto nos versículos 2 ao 4 revela que o povo após sua derrotas em Ebenézer passaram a servir astorote e os bbalins.

C.M. Baal, em hebraico, significa ‘senhor’, ‘patrão’ ou ‘marido’. Contudo, na maioria das vezes o vocábulo é usado na Bíblica como um nome próprio, em referência a uma divindade particular, ou seja, a Adad, o deus semítico ocidental do vento e da tempestade, o deus mais importante dos cananeus. Apesar dessa definição, no Antigo Testamento se usa muitas vezes o termo ‘baalim’, o plural de ‘baal’
Quem você chama “astarote” é normalmente conhecida como Astarte, do grego. Em hebraico, transliterado, temos Ashtoreth (em ugarítico ‘Attart e em acádico As-tar-tu). Era adorada sobretudo na região do atual Líbano (Tiro, Sidão e Biblos), pelos cananeus (veja 1Reis 11,5), mas também em Malta, Sardenha, Sicília, Cipre e Egito. No mundo latino foi identificada com Vêneris; no Egito com Ísidis. Em época helenística foi identificada com Afrodite ou com a deusa Síria. Tinha como símbolos o leão, o cavalo, a esfinge e a pomba. Era a deusa da fertilidade, do amor e da guerra.

Então a arca da aliança foi levada embora, ou seja; a presença de Deus já não era mais com eles.
Por isso a Pedra de Ajuda que era o Senhor, não funcional mais na vida deles.
Porque agora eles estavam declarando que baal era o seu senhor, e Deus era coisa do passado.
Ebenézer já não podia mais ajuda-los, porque não era considerado seu Deus e Senhor.

Vinte anos se passaram, o povo não aguentava mais viver naquela opressão, tanto que no versículo 2 o povo suspirava pelo Senhor, estavam vivendo de lamentações e não sabiam o que fazer.
Lições:
1-Se abandonarmos a Deus, o fracasso é inevitável.
Veja bem, no lugar conhecido como Pedra de Ajuda por duas vezes o povo foi derrotado.
Não adianta noventa, corrente de oração, unção com óleo, água ungida, campanha de libertação se você não deixar Deus ser o Senhor da tua vida.
Em vez de querer a benção, prefira viver uma vida abençoada na presença de Deus. Isto se conquista pela obediência a sua palavra.
Quer prosperidade, seja dizimista, ofertante, vida feliz, seja um ganhador de almas, tenha compromisso com a santidade.

2- Quando falta a presença de Deus, falta a paz de espirito.
O povo suspirava pelo Senhor! A palavra suspiro significa: Respiração entrecortada e mais ou menos demorada, produzida por desgosto ou por incômodo físico. Desejo ardente; ânsia, cobiça.  Som doce e melancólico:  Gemido, lamento, ai.  Gemido amoroso.  Murmúrio, sussurro
Eles não tinham mais alegria, a vida tinha perdido o encanto pra eles. Por que seus deuses não podia supri suas necessidades.  
Quando falta Deus dentro do lar, marido, mulher e filhos sofrem as drásticas consequência.
Lar desestruturado, marido e mulher que não se entendem, filhos rebeldes.

Mas há uma solução
V3 Samuel exorta o povo a arrepender-se, mas não somente de boca, mas com atitudes sinceras e verdadeiras diante de Deus.
Ele manda que a atitude seja de todo coração, tire baal e astorete de sua vida!
Até aqui quem tem governado sua vida, é a carne, cobiça, dinheiro, falta de fé.
Quem de fato tem sido o senhor de tua vida.
DEUS PODE TE AJUDAR ATÉ AONDE VOCÊ DEIXAR.
Veja que o povo se arrepende, decide servi só ao Senhor Deus, e qual foi à consequência disto?
Uma grande vitória da parte do Senhor pra vidas deles, justamente naquele lugar chamada Ebenézer onde por duas vezes eles foram derrotados pelos filisteus.
Samuel, fez  questão de dar o mesmo nome, Ebenézer para este memorial, para esta pedra. Onde houve as derrotas agora, há vitórias. Esta pedra vai testificar isto.  O nosso Deus é o Deus que opera mudanças é ele que transforma as nossas derrotas em vitórias. Samuel juntamente com o povo para e celebra e adoram ao Senhor que transformou as derrotas em vitórias.

C. Até aonde Deus pode nos ajudar? Mas até aonde você esta disposto a servi-lo?
Enquanto  ele for Senhor de tua vida, ele será sempre Ebenézer, Pedra de Ajuda.
É com você, benção ou vida abençoada.

Deus abençoe sua vida!
Pastor Luciano Slveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...