domingo, 1 de abril de 2012

A Vitória do Senhor é Certa


 2 Rs.6-24-33
Int. Como Israel persistisse em seu caminho de pecado, Deus levanta o rei da Síria chamado Ben-Hadade, esse era Ben-Hadade II, uma vez que a bíblia relata a existência de três homens com este nome. esse nome quer dizer "filho de Hadade", e Ben, significa "filho de" e Hadade significa "aquele que lança raios". Ele se levanta como adversário para fazer com que Israel voltasse novamente para o Eterno.
A fome gerada pelo cerco de Ben-Hadae a Samaria foi tão severa que Israel recorreu ao canibalismo, e Jorão culpou Elizeu, o profeta, pelo que estava acontecendo.
Parece-me que a história se repete todos os dias e a solução sempre será a mesma, veja.
O interessante é ver que este cerco a Samaria durou três anos e durante esse tempo nada foi feito, penso que o povo mesmo se vendo cercado, ainda não temeram, pois o inimigo poderia se cansar e ir embora, mas os dias vão se passando e tudo vai ficando cada vez pior, mas ninguém faz nada da maneira certa, e como a bíblia nos relata, "Um abismo chama outro abismo".
No primeiro ano o povo de Samaria confia em suas capacidades,
No segundo ano, eles se apegam às esperanças,
No terceiro ano partem para as improvisações, se virando, ou como dizemos no Brasil, "dando um jeitinho".
E o que dizer do rei Jorão, que já estava vestido de pando de saco, pois um povo sempre espera de seu lider a palavra certa, a atitude certa, a administração para a solução do problema, e devo ainda ressaltar que a bíblia diz que "feliz a nação cujo deus é o Senhor" e também que "o povo geme quando o impio governa".
Certamente a razão do cerco era a distância que o povo estava do Deus Eterno. Lembremo que o profeta Isaías nos diz que nosso pecados fazem separação entre nós e nosso Deus (Is, 59:2). Mas como acabar com esta situação tão desastrosa e danosa para nossas vidas? Voltando para os pés de nosso Deus, o Eterno Deus, o Senhor poderoso na batalha.

C.M.  A mudança começa como a atitude do rei de humilhar-se encima do muro. Ali ele começa a reconhecer que não era nada, pois não podia resolver os problemas enfrentados pelo seu povo.

Algumas lições deste texto:

1- A situação era irreversível, não havia possibilidades de sair daquela situação, a não ser um milagre.
Se Deus não agir em nosso favor estaremos perdidos.

2-Deus não era o culpado, ele não tem culpa na desgraça que vem sobre o povo. O rei pensava que era Deus o responsável por aquela desgraça, V33. Ele ao contrario,  nos oferece o melhor, Is. 1:19.
Jesus ofereceu o seu melhor s para Jerusalém, porem eles rejeitaram a benção.

3-Precisamos crer nos profetas de Deus, o rei procura o profeta e acusa Deus pela desgraça, a resposta do profeta exigia fé, coragem e determinação para não retroceder. Porque parecia loucura, até o momento porque cabeça de jumento era vendida por  80 peças de prata, o tempero que era esterco de pomba por cinco peças de prata. Como no outro dia a farinha seria vendida por dois ciclos e a de cevada por um?  A PALVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS PERECEM,  MAS É O PODER DE DEUS PARA OS QUE CRÊEM!
O homem de Deus ve o que ninguem mais ouve o que ninguem mais ve!
Que no impossível!


4- Não ouça derrotados, o homem de confiança do rei zombou e disse: nem se Deus abrir o céu isto aconteceria.
Ainda que pareça impossível, creia um preço já foi pago, lute, não abra mão daquilo que Deus prometeu a você. Derrotado vive sempre no deserto e não sabe falar de outra coisa. Deus é dono do ouro e da prata, é todo poderoso para fazer infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos, ele também chama a existência daquilo que não existe com se vi esse  a existir. Rm. 4:17, Ef. 3:20-21

5- Deus usa coisas inusitadas para nos abençoar, Quatro leprosos caminhando em direção ao acampamento inimigo, pareceu a eles um grande exército. Porque na verdade a vitória vem de Deus e não de um braço de carne, não vem de armas convencionais. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2Co. 10:4
Todo o sistema é falho, mas o de Deus nunca falhou nem falhará, confiarmos em Deus é um meio infalível de alcançarmos a vitória.

6- Os excluídos foram portadores de boas novas que trouxe a salvação sobre Israel.
Homens rejeitados, não serviam para mais nada segundo a óptica da sociedade,  mas Deus tem prazer em levantar os quem não são para mostrar através deles seu poder. Quem sabe você é humilhado na empresa onde trabalha, creia que Deus vai levantar e engrandecer você diante dos te humilham, lá na tua casa você é o velha negra, lembre-se Davi também era, e Deus tornou ele rei de Israel, José também era, e Deus o tornou governador do Egito.

C. É hoje que Deus vai fazer algo na sua vida, algo vai acontecer de extraordinário nesta semana que vai impactar você.

 Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...