quinta-feira, 8 de março de 2012

Conhecendo Nosso Pai


                                   Texto: Salmos 103:13

Int. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Romanos 8:16

O pouco conhecimento de Deus nos leva a termos imagens negativas e distorcidas d’Ele.

A realidade de um pai terreno, muitas vezes insensível, violento, egocêntrico, exigente que não dá o valor que merecemos, nos dificulta a compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador.
Podemos conhecer melhor a Deus como Pai? Há uma pessoa que se identifique melhor com o amor do Pai celestial?
Só podemos conhecer melhor  a Deus  como Pai, através de Jesus Cristo, pois sua vida nos mostra o caráter de Deus como Pai.
A grande mensagem de Jesus é que
DEUS É NOSSO PAI.
Sempre que Cristo se referia a Deus-Pai Ele o fazia aproximando-O do povo que escutava.
Nosso Pai.
Não somente meu ou teu ou de alguns eleitos, mas de todos os que fazem a vontade de Deus.
"... porque o VOSSO PAI sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes."(Mat. 6,7)
"Portando, orai desta maneira, PAI NOSSO que estás nos céus,..."(Mat. 6,9)
"Pois, se perdoardes aos homem os seus delitos, também o VOSSO PAI celeste vos perdoará."(Mat. 6,14).
"Mas se não perdoardes aos homem, o VOSSO PAI também não perdoará os vosso delitos."(Mat. 6,15)
"para que os homem não percebam que estás jejuando, mas apenas o TEU PAI, que está lá no segredo; e o TEU PAI, que vê no segredo, te recompensará." (Mat. 6,18).
"Não sereis vós que estareis falando, mas o Espírito de VOSSO PAI é que falará em vós." (Mat. 10,20)

C. M. “Disse-lhe Jesus: Felipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9.
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Jo 1:18.

DEUS, um pai amoroso Amor incondicional. (sem interesses)

Não pelo que somos.                Não pelo que temos.             Não pelo que fazemos.
Amor eterno. Jer 31:3; Amor imutável. Hb 13:8; Amor exemplificado por Jesus. Todas as pessoas que procuravam a Jesus: ricas, pobres, doentes, aleijados, leprosos, ladrões, cegas… eram acolhidas por Ele que os curava e lhes dava atenção e amor.

Talvez o amor que você recebeu de seu pai tenha sido interesseiro e passageiro; mas, o amor de Deus Pai, não é assim.

DEUS, um pai misericordioso

Sente compaixão pela fraqueza dos outros. Ele conhece nossas capacidades, nossas fraquezas. Ele conhece nossos pecados. Ele tem misericórdia de nós.

“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânime e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó.” Sl 103:8-14”.
A misericórdia exemplificada por Jesus

Elevando a dignidade:
-          Da mulher  samaritana. Jo 4
-          Da mulher hemorrágica. Mc 5:34
-          Da mulher perturbada por espíritos malignos. (Madalena) Lc. 8:2

Restaurando o discípulo arrependido. (Pedro) Jo  21:15-17

DEUS, um pai valorizador
Isaías 43:3 Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti. 4 Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos pela tua alma.

#Ele dá os dons necessários para que possamos prosperar na vida. Ele está sempre ao nosso  lado, incentivando,  fortalecendo, e acreditando que podemos vencer a todos os embates da vida.
#Talvez ninguém acredite mais em você, pai, mãe, parentes, amigos; mas, Deus Pai  conhece o teu coração e a tua sinceridade, e torce para que consigas vencer.
#Você é importante para Deus. Você acha que depois de investir tanto em você, Deus  irá  abandoná-lo no momento em que você mais precisa?

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel”. Is 41:10

DEUS, um pai perdoador

Não importa o tamanho do pecado. Não importa a quantidade de pecados. Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão. Deus Pai perdoa e restaura o pecador arrependido.
“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.Is 1: 18
O perdão de Deus exemplificado em Jesus:
Em perdoar a mulher adúltera. Jo 8
Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. Lc  23:34
Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. At 3:19

Jesus, um dia disse “Eu e o Pai somos um”. A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.

C. Nossos pais muitas vezes não correspondem aos nossos desejos interiores e nossas carências afetivas. Muitos filhos, talvez nunca receberam de seus pais uma palavra de amor, afeto e valorização.

*Saiba portanto, que Deus te ama, tem misericórdia de ti, te valoriza e te perdoa. Ele só quer o teu bem, tua prosperidade e sucesso.
*Hoje Deus te convida a experimentar o seu amor. Peça para Ele entrar em teu coração e te dar o carinho e amor que necessitas.

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...