sábado, 31 de dezembro de 2011

SUPERAÇÃO



 TEXTO BASE:
(Salmos 18: 29,37-39) 29 Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas. 37 Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles. 38 Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. 39 Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.

(Hebreus 11: 33-39) 33os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. 
 A-INTRODUÇÃO:
Superação, é a palavra chave para grandes conquistas. No Salmo 18, Davi reconhece a grandeza do Pai, que é o Senhor da guerra, mas também identifica nas suas vitórias uma força descomunal e um poder para subjugar seus opositores. Davi tinha sobre si esse o poder da superação. Moisés, Josué, Calebe e o apóstolo Paulo eram movidos por este poder de superação. Porque sabiam que em todas as suas prisões e em todas as suas angustias, em todas as suas dificuldades, nunca o diabo conseguiria segurá-los. Pois a obra do Senhor, a implantação do Reino dos Céus na terra e a manifestação da Glória do Senhor não podem ser neutralizadas pele o poder de Deus.  

 B-O QUE LEVA O HOMEM A NÃO SUPERAR AS SUAS DIFICULDADES:

-OS SEUS MEDOS INTERIORES.
-AS EXPERIÊNCIAS AMARGAS DO PASSADO.
-AS PALAVRAS NEGATIVAS DE PESSOAS PRÓXIMAS.
-AS LIMITAÇÕES NATURAIS.
-AS LIMITAÇÕES ESPIRITUAIS.
-OU QUANDO NA SUA CAPACIDADE HUMANA A MURALHA É INTRANSPONÍVEL.

 C-QUANDO EU TENHO O PODER DA SUPERAÇÃO:

     EM 1º LUGAR OU EU SALTO A MURALHA, OU ELA CAI.
(Josué 6:5) E será que, tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.
Parece uma coisa obvia, se o Senhor havia prometido, com certeza, aquele obstáculo estava com os seus dias contados.

      EM 2º LUGAR, OU O MAR SE ABRE, OU ANDAREI SOBRE A ÁGUA.
(Êxodo 14: 15) Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Naturalmente não haveria solução, mas Aquele que nos chamou nos capacitou.

  EM 3º LUGAR, AINDA QUE QUEIRAM ME DETER, AS PRISÕES SERÃO QUEBRADAS.
 (Atos 16: 25-26) 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. Não existe grilhões, cadeias que possam te prender, te segurar. Em nome de Jesus elas vão cair por terra.


EM 4º LUGAR, AINDA QUE AO MEU REDOR PAREÇA TUDO MORTO, EU LIBERO O PODER DA RESSURREIÇÃO.
(Ezequiel 37: 4-6) 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.

O vale de ossos secos era um vale de homens mortos, sequíssimos. Por quê? Não tinham superação, não tinham motivação, não se colocavam em movimento, estavam em pé, mas não andavam. O servo do Senhor nunca morrerá frustrado mais viverá para ver Deus cumprir a promessa.


EM 5º LUGAR, AINDA QUE AS MINHAS FORÇAS FALHEM, O ESPÍRITO DO SENHOR ME REANIMARÁ.
(1Samuel 30:6) Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.

Você vai superar as mentiras, os teus complexos, você vai superar tudo aquilo que o diabo impôs e te limitou, você vai superar divida, você vai superar aquilo que você mesmo admitia e falava: não, porque eu sou limitado nisso. Está amarrado! Você vai conhecer o que é superação no Espírito

C. Um dos maiores exemplos de superação da bíblia é Gideão, que tinha um grande potencial mas estava vencido pelo medo incertezas do seu futuro.
Até que um dia Deus o visita e diz: Homem valente, vai nessa tua força e livra a Israel!
Como eu? Sou tão pequeno... Ele desconhecia seu potencia, sua capacidade de superação.
Em Deus faremos proezas em 2012 acredite! Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.
Salmos 60:12

Deus Abençoe sua vida!
Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...