sexta-feira, 8 de julho de 2011

Porque Zaqueu queria ver Jesus?

Int. Jesus chamou a atenção de todos por onde passou.
Ele era diferente Porque:
Sabia amar
Sabia perdoar
Sabia entender as pessoas
Ele não ás julgavas, mas procurava entende-las e ajudá-las

C.M. Zaqueu era um publicano, Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Um fato curioso é o significado do nome: Zaqueu vem do hebraico “Zacah” e quer dizer "puro, o que é puro" a antítese do seu comportamento até então, mas ele buscou conversão, ou seja, purificação, encontro com Jesus.
V3 Diz que Zaqueu procurava ver quem era Jesus, quem era este homem que era diferente da religião dos fariseus, saduceus, etc. da sua época.
                Ele queria ver Jesus porque tinha necessidades quem sabe de paz, alegria, queria ser acolhido por alguém.
                Queria ver Jesus porque seu dinheiro adquirido de forma ilícita não era suficiente para torná-lo feliz.
                Queria ver Jesus porque estava cansado daquela vida miserável em que vivia. Porque mesmo sendo rico, mas era pobre na vida sentimental e espiritual.

E você porque deseja ver Jesus?

Zaqueu não ficou parado! No V4 diz que ele correu adiante e subiu num sicômoro para conhecer este homem que estava mudando vidas!
Isto nos fala de aproveitar bem as oportunidades, embora Zaqueu sendo mau visto por muitos, quando teve a oportunidade de ver Jesus não a disperdiçou.
                A surpresa
Jesus chegando ali, e vendo Zaqueu na árvore disse: Desce depressa porque hoje convém pousar em tua casa. Não importa o quanto você se sente pecador, Jesus quer mudar sua vida, entrar em sua casa e organizá-la.
                Veja, Jesus não precisou de muitas palavras para mudar a vida daquele homem, pois a atitude de Jesus e sua presença já o convenceu de ele precisa de uma mudança.
                Enquanto muitos criticavam a atitude de Jesus, Zaqueu aproveitando seu amor e misericórdia, se arrependia e recebia o perdão de Jesus e a nova vida que há em Cristo.

C. Em vez de você ficar preocupado com o que as pessoas vão falar a teu respeito, porque não fazer como Zaqueu, que aproveitou bem as oportunidades que teve com Jesus.
Hoje veio salvação a esta casa...



Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...